TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCIPLINA: WEB SERVICES

Por:   •  28/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA: WEB SERVICES

PROFESSOR: VICTOR MACHADO

ALUNOS:

MATEUS GONÇALVES COSTA

LUIS FELIPE ASSIS LEAL

__________________________________________________________________________

Turma: QUARTA NOTURNO Data:26/09/2018 NOTA

1) O que é Service Oriented Architecture (SOA) e qual sua importância em desenvolvimento mobile?

2) O que são Web Services? Explique sua importância no desenvolvimento Web.

3) Enumere 5 características de Web Services, e explique exemplificando 02 delas.

4) Pesquise e aponte as principais diferenças entre Web Services e API.

5) De forma geral, explique o funcionamento de Web Services SOAP.

6) Diferencie SOAP de REST, apontando suas principais vantagens e desvantagens.

7) O que é WSDL e UDDI? Explique.

8) Explique sucintamente o processo de requisição – resposta de um Web Service REST.

1-R: É uma arquitetura que representa funcionalidades sistêmicas do software como serviços. Ele organiza as aplicações como conjuntos de iterações de serviço, acessados através de interface/protocolos.

2-R: Web Services são aplicações desenvolvidas para interação de aplicações, com baixo nível de acoplamento disponibilizados através da internet. Pode ser uma função de negócio ou um serviço disponível para outras aplicações.

3-R: Web Services oferecem como principais características a interoperabilidade (Independência de plataforma de hardware e software), reusabilidade (Resolução de problemas bem definidas, sendo assim, podendo entregar a mesma função para diversas aplicações por clientes diferentes). Além podemos destacar como características a localização transparente, a padronização e o fácil acoplamento sem conhecimento interno dos clientes.

4-R: API, resumidamente, é uma “interface” entre duas aplicações distintas criadas para que elas possam se comunicar entre si. Em alguns casos podemos determinar que uma API pode ser considerada um Web Service criado para integração entre aplicações, com algumas funcionalidades distintas, como acionar funções dentro de uma aplicação especifica. Obs: essas API’s não ficam apresas apenas ao consumo via rede, podendo ser viabilizadas/consumidas através de outros protocolos.

WebServices resumidamente, são aplicações padronizadas e especificas, desenvolvidas para interação de aplicações. Essas aplicações se comunicam apenas pela rede, costumeiramente HTTP, e geralmente WebServices usam tecnologias como soap, rest, xml-rpc, entre outros.

5-R: O protocolo SOAP, abreviação para Simple Object Access Protocol, é uma especificação para a troca de informação entre sistemas, ou seja, uma especificação de formato padrão de dados para envio de estruturas de dados entre serviços, utilização de XMLs para a transferência de objetos entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com