TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVULGAÇÃO DO CENTRO DE VALORIZAÇÃO À VIDA - CVV

Por:   •  5/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

CICLO DE FORMAÇÃO GERAL – TRABALHO INTERDISCIPLINAR

ALEXANDRE VINÍCIUS REGO OLIVEIRA

ANDRESSA SOUSA PEREIRA

FABRICIO FERNANDO DIAS SOARES

FLÁVIA MARLEY SERRA AGUIAR

JEANDRY MATIAS MARQUES DA SILVA

JOÃO PAULO DE SOUSA SILVA

PAULO DOUGLAS MARTINS

PRISCILA RIBEIRO DA SILVA

VINICÍUS DE SÁ LIMA FERREIRA

YURI CESAR DUDA DE SOUSA

01. TÍTULO:

DIVULGAÇÃO DO CENTRO DE VALORIZAÇÃO À VIDA - CVV

02. INTRODUÇÃO

Setembro é o mês mundial da prevenção do suicídio, e sendo este um assunto considerado tabu na sociedade, enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. Pelo mundo, a cada 40 segundos alguém dá fim à própria vida. Porém, é importante ressaltar que existe a possibilidade de evitar que esses suicídios aconteçam e não faltam ferramentas para isso.

De acordo com o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, diretor e superintendente técnico da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) “É o preconceito que estrangula a prevenção”, portanto, a partir desta afirmação, faz-se necessário derrubar estes tabus esclarecendo dúvidas e propagando informações em torno do tema.  Assim sendo, a prevenção é a maior aliada para os envolvido, pois, a partir do momento que se tem conhecimento sobre a problemática, a identificação, oferta e procura por ajuda se tornarão maiores e mais eficazes.

Nesse aspecto, essa pesquisa se volta para a importância da divulgação do Centro de Valorização à Vida – CVV, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Esta ação faz parte do campo da saúde e dispõe-se, prioritariamente, fazer com que as pessoas tenham consciência da existência do centro e que, se necessário, busquem os serviços ou, ainda, abracem esta causa e se voluntariem em prol de apoiar este movimento.  Em adição, discutir quanto a questão do suicídio, quebrando barreiras e preconceitos.

03. JUSTIFICATIVA

Tendo em vista que o suicídio é um mal que leva à morte um brasileiro a cada 45 minutos, sendo que pelo menos o triplo desse número tentou tirar a própria vida no mesmo período, o que é considerado um problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde; a boa notícia é que o Centro de Valorização a Vida - CVV, baseados em estudos, aponta que o suicídio tem prevenção em mais de 90% dos casos, pois suas vítimas sofrem de transtornos mentais ou emocionais e, ao lado da esquizofrenia e dependência química, a depressão é o principal fator que une as pessoas que encontram na morte a única saída.

Em que pese haver considerável possibilidade de solução para este lamentável problema, fato que interrompe diversas vidas, tem-se, ainda, uma grande barreira: o silêncio. Fala-se muito pouco sobre o assunto e sobre a própria depressão, seja publicamente ou dentro de nossos lares. Os indivíduos não são levados a refletir sobre o assunto, tão pouco é comentando em torno do tema.

Dessa forma, o projeto tem por finalidade trazer para o centro das discussões a importância da comunicação, reflexão e o saber agir em momentos conflituosos. Somado a isso, ao divulgar o CVV para a sociedade, bem como sua forma de trabalho no meio social e mostrar como esta instituição tornou-se de grande relevância no cenário nacional no que diz respeito ao apoio emocional às pessoas e na questão da prevenção do suicídio, dar a oportunidade de fazer com que os indivíduos saibam onde procurar ajuda ou orientar alguém, quando preciso.

Em virtude dos fatos mencionados, através da divulgação, o grupo visa esclarecer as dúvidas quanto ao Centro de Valorização à Vida, levando informação e abrindo espaço para discussão em relação à problemática. Quebrar tabus e mostrar que falar sobre suicídio é necessário e que ninguém está sozinho! Todo e qualquer cidadão que quer e precisa conversar, tem um lugar que pode acolhê-lo, seja através de ligação telefônica, pelo número 188 que funciona de forma gratuita, como também pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta; até mesmo pessoalmente, basta que procure o posto mais próximo.

04. OBJETIVOS

GERAL:

  • Divulgação do Centro de Valorização à Vida – CVV;
  • Esclarecimento sobre o assunto aos alunos do Ensino Médio;
  • Discussão e reflexão em torno do tema: suicídio.

ESPECÍFICOS:

  • Divulgar a importância do CVV para a sociedade santarena;
  • Buscar aumentar o corpo de voluntários que se identifiquem com a nobre causa deste movimento;
  • Incentivar a quebra do silêncio no debate sobre o suicídio;
  • Identificar meios de ajudar as pessoas com seus problemas emocionais;
  • Levar para o conhecimento público o trabalho do CVV;
  • Demonstrar a eficiência dos serviços prestados pela instituição;

05. PÚBLICO ALVO

No Brasil, o maior índice de suicídios é registrado entre jovens de 15 a 29 anos. Nosso foco, portanto, está em adolescentes, jovens e adultos próximos a esta faixa etária. No entanto, a ação visa alcançar o máximo de pessoas possíveis, de todas as idades, para que a maior parte da população santarena tome consciência sobre o CVV, centro disposto a oferecer apoio emocional através de conversas com o intuito de ajudar indivíduos emocionalmente, que possam, também, vir a correr sério risco de morte e, assim, saber onde procurar apoio, quando necessário.

06. LOCAL

A ação será realizada nas Escolas Estaduais de Ensino Médio São Raimundo, São Francisco, Rodrigues dos Santos, Álvaro Adolfo e Cabral; nas Universidades ULBRA, UNAMA, UFOPA, IESPES; e no centro da cidade. Como nosso objetivo é divulgar o CVV principalmente entre os jovens, as instituições de ensino são lugares chaves para alcançar esse público alvo, e o centro da cidade, sendo este o local com a maior diversidade de pessoas, também se mostra eficiente para a divulgação em geral.

07. METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (547.1 Kb)   docx (327 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com