TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO BEM ESTAR NA VIDA DO IDOSO INSERIDO NO CENTRO DE CONVIVENCIA O IDOSO

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como tema o bem estar na vida do Idoso. Sabe-se que o processo do envelhecimento é inevitável e inerente a todos. Envelhecer é um processo tão natural quanto nascer, crescer e mudar, no sentido de sofrer transformações e alterações que vem desde á aparência física , comportamentos e papeis sociais; Com tudo isso, acabam se sentidos inferior e lhe é abstraída toda suas potencialidades produtivas.

        Diante desses pressupostos, salientamos que a participação efetiva da pessoa idosa em atividades prazerosas eleva sua auto-estima e melhora sua capacidade física, psicológica e funcional. É de suma importância a abordagem desta temática quando se sabe que uma vez que o bem estar inserido na vida do idoso, pode despertar a capacidade de estabelecer novas significativas nas relações sócias, assim como possibilidades para o exercício a cidadania.

        O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), que norteia a efetivação de vários direitos dos idosos, contribui para um atendimento condigno dos idosos nas instituições públicas; CARVALHO, (2003), que aborda sobre o envelhecimento da população brasileira num enfoque demográfico. NÉRI (2007) que em sua pesquisa apresenta as vivências, desafios e expectativas dos idosos no Brasil. Dentre outros. 
              

2. DELIMITAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROBLEMA

A sociedade brasileira tem percebido o envelhecimento  populacional, visto que esse é um processo inerente às nossas vidas. O presente trabalho tem como objetivo a inclusão social do idoso que foi reconhecida e transformada em política governamental pela Lei Federal nº 8.842, de 04 de janeiro de 1994 e regulamentada pelo decreto 1948/96, definindo que aos 60 anos tem-se o início do período convencionado como terceira idade.

        A pirâmide populacional que há cerca de cinco décadas mostrava muitas crianças nascendo e poucas pessoas envelhecendo, hoje retrata um significativo declínio de nascimentos e um expressivo aumento de pessoas que ultrapassam a faixa dos 60 anos. No Brasil, a expectativa de vida das mulheres que vivem mais do que os homens gira em torno dos 70 anos de idade. Longevidade, porém, não é sinônimo de envelhecimento saudável. Ademais, essa massa está concentrada nos grandes centros urbanos, onde ainda é muito precária a rede de serviços ofertados à população que está envelhecendo ou envelhecida e, os grupos familiares experimentam várias alterações e se reorganizam, na maioria das vezes, na tentativa de sobreviver.

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVO

Objetivo Geral: Propiciar ao idoso, o desenvolvimento de suas potencialidades, para que, tendo   consciência de si mesmo e de sua cidadania, atue no contexto em que vive     promovendo   a conquista das transformações sociais e a melhoria de sua qualidade de vida  e bem-estar.

Objetivo Específicos:

  • Privilegia o exercício do pensamento e a permanente atividade como sendo o segredo da harmonia e bem-estar. 
  • Reeducar a percepção que a sociedade tem do idoso
  • Possibilitar a integração saudável e a permanente convivência das diferentes gerações.

4. JUSTIFICATIVA

        O envelhecimento é um processo complexo que envolve muitas variáveis que interagem entre si e influenciam significativamente o modo em que alcança- se determinada idade. De acordo com esses pressupostos, surgiu o interesse em analisar a importância do lazer na vida do idoso, que na sociedade atual tem pouco espaço e dificilmente encontra-se uma política voltada para inserção dos mesmos no meio social, cultural ou esportivo.

        O lazer ao longo dos anos tem sido considerado tempo livre do homem, momento em que pode-se desfrutar de prazeres de tranquilidade e até descanso. Portanto a prática do lazer é uma experiência pessoal que aumenta o processo de integração entre pessoas, sejam elas jovens ou idosos, e não diferencia a idade do indivíduo que a vivencia. Porém muitos valores deturpados e até mesmo preconceituosos tendem a guiar as concepções de lazer dentro da própria comunidade idosa.

        Art.3° “È obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso com absoluta prioridade, a efetivação do direito a vida, á saúde, á alimentação, á educação, á cultura ao esporte, ao lazer, ao trabalho, a cidadania, a liberdade, a dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária”. Viemos então através do artigo citado ressaltar que o idoso tem direito a 50% de desconto em atividades culturais, esportivas e de lazer, além de garantia de acesso preferencial, mesmo diante de tudo que é destinado aos idosos sabe-se que muito pouco ainda lhe é oferecido.

5. METODOLOGIA

        A pesquisa é fundamentada no estudo do Estatuto do Idoso,  que visa garantir aos idosos as mesmas condições de liberdade, dignidade e cidadania usufruídas por todos nós.

  • Levantamento bibliográfico, artigos e livros.
  • Consultas em sites, Ministério da Saúde e IBGE.
  • Leituras do Estatuto do Idoso.

6. REVISAO BIBIOGRAFICA

        Litvoc e Brito (2004) apontam três fatores que caracterizam o envelhecimento bem sucedido: “baixa probabilidade de doenças e incapacidade associada a elas, boa capacidade funcional, tanto física quanto cognitiva e participação ativa na sua comunidade” (p. 08). Em segundo lugar, a preservação e o desenvolvimento de uma boa capacidade funcional e psíquica. Os referidos autores (2004) afirmam que “a influência de características socioeconômicas, como ter baixa renda, é um dos fatores do declínio da capacidade física,  assim como atividades de lazer e suporte emocional dos familiares e amigos ajudam na manutenção de uma boa condição física (p. 08)”. A terceira situação que caracteriza um envelhecimento bem-sucedido é a prática de participação comunitária. Essa atividade permite que os idosos estabeleçam vínculos afetivos e emocionais com outras pessoas que estão fora de seu círculo familiar. Os autores dizem que a participação comunitária pode favorecer redes de apoio social à medida que por meio da troca de informações, os indivíduos possam construir alternativas que atendam suas necessidades, como uma atividade produtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com