TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NA MELHOR IDADE CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Por:   •  8/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

 “

QUALIDADE DE VIDA NA MELHOR IDADE CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA

O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social...”

Estatuto do Idoso

Agosto de 2017


1.  APRESENTAÇÃO

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país contava com 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em 2012. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o país seja o sexto em número de idosos até 2025, quando deve chegar a

32 milhões de pessoas nesta faixa etária.

A proposta do Conselho de Assistência Social é uma adequação à Política Nacional do Idoso – Lei 8.842, de 04/01/1994, que define normas e padrões de funcionamento para serviços e programas de atenção à pessoa idosa.

Um dos requisitos para a construção do Centro de Convivência é que deve estar localizado dentro da malha urbana, com facilidade de acesso por transporte coletivo e, preferencialmente, próximo à rede de saúde, comércio e demais serviços da vida da cidade (posto médico, hospitais, supermercado, farmácia, padaria, centros culturais, cinemas, etc.), favorecendo a integração do idoso, independente e mesmo dependente, à comunidade do entorno.

O terreno deve ser preferencialmente plano e, se inclinado, dotado de escadas e rampas para vencer os desníveis.

Devem ser previstas áreas verdes (com caminhos e bancos), solarium, locais para jardinagem e outras atividades ao ar livre, sendo que referidas áreas devem ser adequadas ao terreno disponível para a implantação da instituição.


A Secretaria de Assistência Social disponibiliza de uma área, setor 08- Q.90–Lt 280-A=35.000m2, antigo Tele Centro.

O Conselho de Assistência Social nesse instante tem papel criar uma ponte entre a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Planejamento e as instituições que ofertam serviços de ensino na área de Arquitetura Urbanização, Engenharia, Psicologia e Serviço Social.

Os acadêmicos terão a possibilidade de construir junto com seus professores, através de curso de extensão, um projeto com impactos na áreas citadas.

O Conselho de Assistência Social fica responsável pelos contatos, pauta de reuniões, orientações e outras; quanto às orientações técnicas do projeto social fica a cargo da Secretaria de Assistência Social e nos projetos de arquitetura e engenharia a Secretaria de Planejamento.

2.  JUSTIFICATIVA

A construção do centro de convivência para os idosos auxiliará no atendimento à população proposta pelo projeto e consistirá no fortalecimento de atividades associativas, produtivas e promocionais, contribuindo para autonomia, envelhecimento ativo e saudável, prevenção do isolamento social, socialização e aumento da renda própria.  O centro de conivência é o espaço destinado   à   frequência   dos   idosos   e   de   seus   familiares,   onde   são desenvolvidas planejadas e sistematizadas ações de atenção ao idoso, de


forma a elevar a qualidade de vida, promover a participação, a convivência social, a cidadania e a integração intergeracional.

O projeto possibilitará no futuro uma ação interventiva que favorecerá a redução do crescente número de pessoas nas ruas, e em situação de vulnerabilidade e drogadição.

Também faz-se necessário oportunizar o resgate da autoestima e da sua própria identidade, contribuindo assim para uma reflexão do sentido da vida, e a promoção do envelhecimento ativo e a preservação das capacidades e do potencial do indivíduo.

Com espaço construído poderá:

  Proporcionar aos idosos atividades que possibilitem a convivência, tendo em vista a troca de existências;

  Estimular a participação do idoso desenvolvendo atividades educativas, culturais e recreativas;

  Desenvolver   atividades   que   proporcionem   valorização   pessoal   e melhoria da autoestima;

  Estimular ações que reforçam a visão dos idosos enquanto cidadãos ativos;

  Investir em prevenção para redução das incapacidades que potencializa o envelhecimento;

  Despertar  a  consciência  do  grupo  para  os  benefícios  gerados  pela adesão da atividades desenvolvidas;


  Identificar   a   problemática   enfrentada   pelos   idosos   por   meio   de atendimento individualizado;

  Envolver    demais    membros    familiares    tendo    vista    proporcionar compreensão do processo de envelhecimento;

  Estimular   aspectos   cognitivos:   atenção,   coordenação,   memória   e percepção;

  Estimular a integração com a comunidade;

O  trabalho  possibilitará  uma  interação  entre  as  equipes  envolvidas  no processo, essa ação transformará em aprendizado e cooperação social.

3. OBJETIVO

3.1 Geral

A construção do centro de convivência para o idoso, poderá  possibilitar encontro de idosos e de seus familiares, e que através do desenvolvimento de atividades planejadas e sistematizadas no local, melhoraram seu convívio com a família e a comunidade. Possibilitar a integração do Conselho de Assistência Social, instituições e conveniadas, sejam públicas ou privadas e inserir alunos, professores e colaboradores na dinâmica e políticas da Secretaria de Assistência Social.


Apresentar aos alunos, enquanto cidadãos, que o projeto é uma forma contribuição social.

Acompanhamento especializado

O projeto contará com participação dos entes públicos; Secretaria de Assistência  Social e  Secretaria  de  Planejamento.  As  secretarias disponibilizarão servidores especializados para contribuir com a produção dos trabalhos. As intuições e participantes mobilizarão professores e alunos, dentro de suas condições, grupo de extensão acadêmico.

3.2. Específicos

3.2.1. Oportunizar aos profissionais envolvidos, professores e alunos, uma experiência em que serão mesclados conhecimento em dinâmica pública, as etapas do processo do material a ser construído e a política social relacionada ao grupo de convivência do idoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com