TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Decisão Multicritério

Por:   •  3/6/2021  •  Bibliografia  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Na vida, todo indivíduo se depara com situações em que necessita optar por uma alternativa dentre várias existentes, a fim de se chegar a um objetivo. Isso consiste em um problema de decisão e pode-se entender como decisão a representação da alternativa mais adequada, dentre várias possibilidades, visando atender necessidades de determinada situação (LEITE; FREITAS, 2012).

Nas organizações, a tomada de decisão assume uma preocupação maior uma vez que isso impacta no desempenho da empresa ou instituição. A decisão vai envolver como recursos valiosos da empresa serão utilizados, impactando assim na sua produtividade. Segundo Porto e Bandeira (2006, p. 2), o processo decisório “converte-se na essência da habilidade gerencial, em que a responsabilidade do gestor é decidir a melhor alternativa para cada momento em que se encontra a organização, de modo a garantir os resultados esperados.”

Tendo em vista a preocupação com esse impacto das decisões nas empresas, a utilização de métodos que as embasem é importante para trazer confiança e segurança para o processo decisório. Os Métodos Multicritério de Apoio à Decisão se aplicam em situações em que um indivíduo ou um grupo de indivíduos devem escolher uma alternativa dentre várias disponíveis que atendam a determinados critérios conflitantes.

Almeida (2013, p. 9) define como condição básica para a ocorrência de um problema de decisão multicritério, a existência de no mínimo duas alternativas para que o decisor possa realizar uma escolha. O decisor, portanto, necessita realizar comparações entre as alternativas a fim de se chegar a melhor.

As alternativas, porém, devem atender a critérios, objetivos, que muitas vezes estão em unidades de medidas diferentes (ALMEIDA, 2013). Assim, necessitando de aplicação de método que permita uma comparação eficaz entre as alternativas, levando em conta as particularidades de cada critério.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com