TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Definição de Empreendedor Coorporativo

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

Definição de Empreendedor Corporativo

No âmbito corporativo, o termo empreendedorismo corporativo tem se destacado e apresentado muitas definições. Todas elas, contudo, convergem para a geração de inovação e criatividade, a capacidade de impulsionar o desenvolvimento interno, levando à ampliação da atuação da empresa em outras áreas. É o empreendedorismo por excelência, mesmo que os profissionais que aí atuam não sejam donos do próprio negócio.

[pic 1]

O especialista em empreendedorismo José Dornelas reuniu uma série de definições para o empreendedorismo corporativo, de vários autores. Confira no link abaixo:

http://www.josedornelas.com.br/wp-content/uploads/2008/09/definicoes_ec.pdf

“É o processo pelo qual um indivíduo ou

um grupo de indivíduos, associados a uma

organização existente, criam uma nova

organização ou instigam a renovação ou a

inovação dentro da organização

existente.” (DORNELAS, 2008)

[pic 2]

Em poucas palavras, empreendedorismo corporativo é definido como um conjunto de ações dentro de um negócio já existente, visando a maximização de resultados.

[pic 3]

Dornelas apresenta, ainda, um background sobre o empreendedorismo corporativo, apresentando estratégias para sistematizar a inovação e fomentar crescimento. Veja:

http://www.josedornelas.com.br/wp-content/uploads/2008/09/ec.pdf

Fonte:

Quem é o Empreendedor Corporativo? Por Fernando Mantovani

Profissional criativo, inovador, que acredita que é preciso ousar e quebrar barreiras para conseguir resultados. Tem muita vontade de aprender – e aprende na prática. Não sente medo de falhar e sabe tirar os melhores ensinamentos dos erros que cometeu. Age como se fosse dono de parte da empresa, e contribui para que ela seja bem-sucedida.

[pic 4]

Profissional raro, cada vez mais valorizado pelas empresas. Sabe-se que há um grande potencial de crescimento e desenvolvimento nas empresas recém-nascidas. Ele traz o espírito de “start up” para a companhia, fazendo com que mesmo as mais tradicionais sejam arejadas por ideias inovadoras. Em outras palavras, o empreendedor corporativo inspira, e ajuda a empresa a sobreviver em um mercado competitivo.

É preciso, porém, sobreviver em um mundo marcado pela constante mudança. E essa sobrevivência requer um pouco de ousadia.

[pic 5]

FERNANDO MANTOVANI

Graduado em engenharia metalúrgica pela Poli-USP (1996), com MBA pela Dallas Baptist University, o executivo atua na área de recrutamento e seleção desde 2005. Fernando possui um blog na Exame.com, chamado Sua Carreira, Sua Gestão, onde semanalmente publica artigos sobre liderança e comportamento corporativo. Seu currículo inclui ainda passagens pelas empresas Alcoa, Mercedes-Benz do Brasil e Primicia.

[pic 6]

Fonte:

MANTOVANI, Fernando. O Empreendedor corporativo. Exame, 2014. Disponível: https://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sua-carreira-sua-gestao/2014/04/16/o-empreendedor-corporativo/. Acesso 04 abr 2018 14:10

Características de um Empreendedor Corporativo

        Uma organização se beneficia em muitos aspectos ao estimular a cultura empreendedora. Porém, para que a empresa consiga implementá-la, é preciso contar com colaboradores com características de empreendedor. Algumas das competências necessárias que devem ser desenvolvidas entre seus colaboradores incluem:

  • Iniciativa;
  • Visão Sistêmica;
  • Ousadia;
  • Foco;
  • Organização;
  • Criatividade;
  • Positividade;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Proatividade;
  • Boa comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Alta Produtividade;

Embora muitas dessas habilidades sejam traços marcantes de um grupo seleto de pessoas, muitas podem ser facilmente estimuladas, fazendo com que os colaboradores possam se transformar em empreendedores corporativos.

JOSÉ ROBERTO MARQUES 

Pioneiro em Coaching no Brasil, com experiência de mais de 26 anos no Desenvolvimento de Pessoas. Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Master Coach Trainer acumula mais de 15 anos experiência como Coach. Já atendeu mais de 100 empresas, como: Petrobras, Móveis Gazin e Grupo Cencosud. Criador do Programa de Formação de coaches - Professional & Self Coaching - PSC, notadamente sucesso em todo país. É o único treinador, no Brasil, autorizado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) a ministrar o treinamento - Advanced Coach Senior (Pós Master Coach). 

[pic 7]

Fonte:

MARQUES, José Roberto. Você sabe o que é empreendedorismo corporativo? PortalIBC. Mar 2016. Disponível: http://www.ibccoaching.com.br/portal/empreendedorismo/voce-sabe-o-que-e-empreendedorismo-corporativo/ Acesso 04 abr 2018 14:19

Vantagens do empreendedorismo corporativo

  • Redução de custos:

Projetos elaborados a luz do empreendedorismo corporativo, em regra, conseguem extrair o máximo dos recursos utilizados, pois eventuais problemas já foram identificados e solucionados;

  • Aumento da produtividade

Empresas que promovem esse tipo de metodologia têm a preocupação com o ambiente de trabalho e investem nos seus talentos, contribuindo assim para um melhor desempenho de sua equipe;

  • Incentivo à ideia de colaboração

Os funcionários percebem que juntos são muito mais fortes, e o sucesso da empresa também representa uma vitória pessoal, consequentemente as atividades terão maior rendimento.

O empreendedorismo corporativo derruba o modelo de gestão em que liderar significava apenas dar ordens, sem a sensibilidade de ouvir a opinião dos envolvidos. E, por mais que a organização seja consolidada, inovar suas ações e explorar diferentes possibilidades é importante tanto para os lucros da empresa, quanto para o amadurecimento profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (315.6 Kb)   docx (523.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com