TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Deformação Elástica

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 2

1º Deformação Elástica – A um comportamento mecânico dos materiais, quando submetido a forças externas. E no processo de deformação elástica o material e deformação de uma maneira reversível, ou seja, ao se aplicar uma tensão externa o material é deformado de que, ao se retirar tal tensão externa, o material retorna a sua dimensão inicial. Este comportamento elástico segue a lei de Hook, que diz que a tensão aplicada ao material havia linearmente com a deformação deste que e chamada deformação elástica. A razão entre a tensão aplicada e a deformação elástica do material define o modulo de elasticidade deste, também chamada de modulo de young.

2º Escoamento – terminada a fase elástica, tem inicio a base plástica, na qual ocorre uma deformação permanente do material, mesmo que se retire a força de tração. No inicio da fase plástica ocorre o fenômeno chamado escoamento. Escoamento caracteriza-se por uma deformação permanente do material sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformação. Durante o escoamento a carga oscila entre valores muito próximo uns dos outros.

Este gráfico que representa um corpo sob a ação de uma força de tração, tem sua ordenada a indicação da tensão e na abscissa a deformação correspondente.

PONTO I - LIMITE DE PROPORCIONALIDADE (lei de HOOKE) - as deformações são proporcionais às tensões.

PONTO II - LIMITE DE ELASTICIDADE - elasticidade é a propriedade do material de o corpo retornar ao seu tamanho inicial assim que a força deixa de agir sobre o mesmo.

PONTO III - LIMITE DE ESCOAMENTO - caracteriza a perda da propriedade elástica do material.

PONTO IV - LIMITE DE RESISTÊNCIA ou TENSÃO DE RUPTURA - maior tensão que o corpo pode suportar

PONTO V - Instante em que o corpo se rompe.

3º Indentação ou teste de indentação instrumentada – Foi desenvolvida ao longo da última década com a finalidade de investigar as propriedades mecânicas de pequenos volumes de material: como indentadores do aparelho podem ser posicionado para dentro do material de uma distância muito pequena, ela proporciona a capacidade de mapear a distribuição espacial das propriedades mecânicas da superfície com uma boa resolução.

4º Fratura frágil – O material se deforma pouco antes de fraturar, o processo de propagação de trinca pode ser muito veloz.

- A partir de certo ponto, a trinca é dita instável por que se propagara mesmo sem aumento da tensão aplicada sobre o material.

5º Fadiga – A deformação plástica progressiva que leva ao acumulo de danos que podem iniciar uma ou mais trincas no material, podendo levar o mesmo a fratura; É uma condição mecânica de material na qual o mesmo está sujeito a tensões cíclicas; É a causa principal de ruptura em peças a partes mecânicas em serviço sendo responsável por cerca de 90% das mesmas.

6º Corrosão - Pode ser definida de modo simples, como sendo a tendência do metal, produzido, e conformado de reverter ao seu estado original, de mais baixa energia livre. Outra definição e a que afirma que a corrosão e a deterioração que ocorre quando um material reage com seu ambiente.

7º Desgaste – É o dano de uma superfície sólida, envolvendo geralmente perda progressiva de material, que se deve movimento relativo entre a superfície e outra superfície de contato ou em relação a uma substância.

Flambagem ou encurvatura - e um fenômeno que ocorre em peças aberta, peças onde a área esforço de compreensão axial. A flambagem acontece quando a peça sobre flexão transversamente devida e compressão axial.

Passo 3

Falhas por fadiga; escoamento; deformação

σan = Tensão admissível

σan = σe =tensão

Fs =fator de segurança

σ = F

A.Fs

F = 4.200 lbf = 215,46115632 kpa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com