TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática é Um Elemento Pedagógico

Por:   •  6/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

             A didática é um elemento pedagógico imprescindível para a docência, seja ela em qualquer nível ou modalidade, é um articulação de conteúdo, métodos e técnicas. Esses elementos têm participação fundamental na construção de estratégias facilitadoras para que o processo de ensino e aprendizagem aconteça de forma eficaz.

             O ensino fundamental e médio, foi marcado por aulas de História , o professor tinha uma forma para explicar o conteúdo , justamente utilizando nosso cotidiano , as culturas e as crenças dos alunos, e até mesmo a comida típica de várias regiões eram trazidas para dentro da sala de aula, isso nos trazia principalmente entender e respeitar a cultura e as diferenças culturais de cada região e cada pessoa , as diferenças ideológicas e físicas de cada um de nós.  Além de aprendermos usando nosso dia a dia , até mesmo para os alunos com dificuldades de memorização e aprendizado, conseguia de forma simples entender o conteúdo proposto. Era nítido como a forma como o professor nos ensinava marcou a minha trajetória escolar, pois sempre comentamos com alegria sobre suas aulas, muitos decidiram ser professores,pois se encontraram na didática ensinada por esse professor, para assim fazer pelo outro.

             Minha posição perante a charge utilizada acima seria com toda certeza diferente, os alunos precisam entender que somos diferentes , culturalmente, a primeira atitude seria explorar essas diferenças para ensinar de forma genuína o quanto podemos somar uns com os outros, que toda diferença é agregadora. Faria utilização de slides, livros e principalmente nosso cotidiano, que é extremamente rico , pois encontramos pessoas de todas as raças, cores, sotaques, comidas típicas de cada região, religiões e costumes, sendo assim já planejaria um local que pudéssemos explorar todas essas diferenças. Tendo em vista que criança~s, adolescentes e jovens, são curiosos, utilizaria de todas essas ferramentas, pois precisamos como professores entender que dentro de uma sala de aula também formamos caráter , sendo assim esse tema seria tratado de forma cuidadosa , respeitando a individualidade de cada diferença, para assim formamos cidadãos conscientes, sem preconceitos,e  .que respeite a diferença do outro.

             

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (25 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com