TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diretrizes para descarte de água produzida

Por:   •  19/11/2017  •  Artigo  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

 Usuário ou Cliente:

UO-BS

 Folha:

1 de

 Programa ou Projeto:

PETROBRAS

 Área ou Unidade:

PROJETO PILOTO DE LULA – FPSO  Cidade de Angra dos Reis

UO-BS/ATP-C/OP-FPSO-CAR

DIRETRIZES PARA TRATAMENTO E DESCARTE DE ÁGUA PRODUZIDA E OLEOSA

ÍNDICE DE REVISÕES

Rev.

DESCRIÇÃO

0

ORIGINAL

REV. 0

REV. A

REV. B

REV. C

REV. D

REV. E

REV. F

REV. G

REV. H

 DATA

11/02/2015

/2010

 EXECUÇÃO

U44Z

 VERIFICAÇÃO

 APROVAÇÃO

Rafael Bassan


  1. Referências

- Licença de Operação do Piloto de Lula, emitida pelo IBAMA
- MARPOL - Convenção Internacional para Prevenção da Poluição por Navios
- Resolução CONAMA nº 393/2007
-Padrão
 PE-5ED-00147 - AMOSTRAGEM DE ÁGUA PRODUZIDA PARA ATENDIMENTO AO CONAMA 393/2007

  1. Símbolos e abreviaturas

 Oil Record Book – Em todos os navios de carga, onde Convenção MARPOL é aplicável, deve-se ter um livro de registro de óleo, onde o engenheiro-chefe irá anotar         todas as transferências e descargas de petróleo ou de descartes dentro do navio.

Skim Vessel – Primeiro vaso da planta de processamento de água produzida.

Tanque off-spec Tanque de carga para onde é direcionado água produzida fora de especificação para descarte

TOG –Teor de Óleos e Graxas, medida da quantidade de óleo presente na água oleosa e produzida em mg/L

Água Oleosa – Água proveniente do sistema de drenagem aberta do FPSO

Água Produzida – Água proveniente do reservatório, produzida juntamente com o Petróleo

RP (Razão de Pressão) – Razão entre o diferencial de pressão do lado do óleo (rejeito) e do lado da água tratada. Variável de controle dos Hidrociclones

  1. Objetivos

Tratar e descartar a água produzida, respeitando os parâmetros estabelecidos para o processo, e requisitos legais para descarte no mar.

  1. Especificações da para Descarte de Água Produzida/Oleosa

4.1 Atendendo ao disposto na Resolução CONAMA nº 393/2007, o TOG (por gravimetria) da água produzida descartada no mar não pode ultrapassar a média mensal de 29 mg/L, admitindo-se valores de picos diários de até 42 mg/L. O descarte de água produzida exclusivamente só é garantida quando feito o alinhamento Tratador de Óleo->Skim Vessel->Hidrociclone->Flotador->Overboard. Quando houver descarte de água oleosa proveniente da drenagem da embarcação, ou mistura entre água oleosa e produzida, deve-se limitar o TOG do descarte em 15 mg/L em atendimento a MARPOL e Nota Técnica IBAMA 01/11. A coleta de amostras para análise gravimetria deve ser realizada conforme descrito no item 5.3 em qualquer uma das situações.

4.2 Caso haja descontrole da planta de tratamento de água produzida, o descarte deverá ser alinhado para o tanque off-spec enquanto persistir o descontrole. Após tratada novamente na planta de água, esta poderá ser descartada para o mar, respeitando-se os limites descritos acima.

  1. Procedimento

5.1 Detalhamento das Atividades de Processo

O fluido proveniente dos poços produtores contém óleo, gás e água, que são separados na planta de processo. A água é retirada nos separadores de água livre (MBD-1015), tratador de óleo (MBK-140), separador de teste (MBD-1010) e separador de produção (MBD-1125). Esta água separada segue para o Skim Vessel (MBM-3610), vaso que funciona como acumulador e permite manter o fluxo para a planta de tratamento o mais uniforme possível. Neste vaso o óleo livre é separado por gravidade, sendo enviado para os tanques slops. A água é enviada para os hidrociclones (ZBM-3620 A/B), e em seguida para o flotador visando o enquadramento da água produzida, dentro dos limites de TOG, permitindo assim o descarte para o mar.

5.1.1 Skim Vessel

Água produzida é enviada para o vaso Skim Vessel via um dispositivo ciclônico que promove a separação de gás e óleo presentes na corrente. O óleo livre forma um filme e se acumula em um recipiente no interno do vaso, de onde é enviado para os tanques Slops da unidade. Água então é drenada pelo fundo e enviada aos hidrociclones.

5.1.2 Hidrociclones (ZBM-3620 A/B)

A água oleosa que vem sob pressão do Skim Vessel entra tangencialmente em cada um dos liners dos hidrociclones. Pelo movimento centrífugo a parte pesada da emulsão (água) desloca-se para a parede interna (periferia do fluxo) do liner e escoa pela parte cônica dos liners. O óleo, mais leve, é deslocado para o núcleo do ciclone formado e sai pelo orifício de rejeito. O rejeito é direcionado para o sistema de drenagem fechada (Slop Vessel)

Os hidrociclones foram
projetados para reduzir o TOG a menos de 100 ppm quando opera dentro dos parâmetros de projeto. Os hidrociclones do FPSO CAR são do tipo Liners em vaso de pressão, sendo composto por 2 unidades a 50%, cada uma com 2 câmaras independentes. Deve-se definir o número de hidrociclones e câmaras, de acordo com as vazões de água produzida processada. A eficiência dos hidrociclones é reduzida com vazões abaixo destes intervalos e, para vazões mais altas, ocorrerá restrição de fluxo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (219.8 Kb)   docx (328.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com