TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Distribuição e Comercialização do Petróleo e Gás

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Salvador

Equipe:

Ana Carolina Barrem

Emmanuelle Tomas de Lima

Larissa Bianca Leão Santos

Natália Fahel da Fonseca Pelegrini

Patrícia Silva Souza

Tema: Distribuição e Comercialização do Petróleo e Gás

Salvador, 05 de Novembro de 2014

Distribuição e Comercialização do Petróleo e Gás

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Introdução a Engenharia, no Curso de Engenharia de Petróleo, na Universidade Salvador.  

Prof. Genivaldo Barbosa dos Santos

Salvador, 05 de Novembro de 2014

Resumo

Sumário

1.Introdução

1.1 Historia Do Petróleo

1.1.1 Historia Do Petróleo No Mundo.

1.1.2 Historia Do Petróleo No Brasil.

2. Funcionamento da Comercialização

2.1 Comercio internacional na indústria de petróleo e gás e seus derivados

2.1.1 Comércio Internacional do Petróleo (No Passado)

2.1.2 Comércio Internacional do Petróleo ( Atualmente )

3. Tecnologias 

3.1 Gerência De Tecnologia   

4. Profissionais da área

5. Meio Ambiente

5.1 Responsabilidade ambiental

5.2 Vantagens ambientais de segurança do Gás Natural

6. Legislação

6.1 Órgãos Fiscalizadores

6.1.1 A ANP tem outras atribuições como:

7. Mercados

8. Conclusão

1.Introdução

A auto-suficiência em petróleo é uma das metas mais ambiciosas de um país. Ela depende de uma série de fatores, que são; achar o petróleo, ter a tecnologia para explorá-lo e ainda possuir reservas que diminuam a dependência externa, tão sujeita as variações de mercado. O Brasil reúne todas estas características. Possui o petróleo, a tecnologia e suas descobertas aumentam nossas reservas cada vez mais. Com o consumo e diversificação na utilização crescendo cada vez mais, o gás natural tem seu aproveitamento. São inúmeras as vantagens associadas a este combustível. O baixo custo para o usuário final, um impacto ambiental menor, assim como a ampla disponibilidade, cada vez mais crescente e diversa, são algumas delas.
Uma das principais fontes de energia do mundo, o petróleo tem seus primeiros registros há 4000 anos A.C. .O Primeiro poço brasileiro foi perfurado em 1938 no município de Lobato, na bacia de Recôncavo Baiano.
Mais de 50% do petróleo consumido no país é gasto no setor de transporte, cujo modelo de desenvolvimento é o rodoviarismo. Essa opção consome energia no transporte de mercadorias e pessoas. Para diminuir custos e o consumo de uma fonte não renovável de energia é preciso investir em transportes ferroviários e hidroviários.
O órgão responsável pela fiscalização no Brasil é a ANP- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustível, esse órgão estabelece regras por meio de portarias e normas instrucionais e resoluções.
O IBP é uma organização privada sem fins econômicos , que visa nas industrias competitividade, sustentabilidade , ética e organizações socialmente responsável afim de promover o desenvolvimento do petróleo, gás e biocombustíveis.
A ONIP tem como finalidade ajudar na cooperação e articulação nas empresas de exploração, produção, refino, processamento, transporte e distribuição de petróleo e derivados, empresas fornecedoras do setor petrolífero a instituição é de âmbito nacional.

1.1 Historia Do Petróleo

1.1.1 Historia Do Petróleo No Mundo.


Uma das principais fontes de energia do mundo, o petróleo tem seus primeiros registros há 4000 anos A.C. quando apareceram as primeiras exsudações e afloramentos no Oriente Médio (onde estão algumas das maiores reservas do mundo).
Há varias teorias a respeito do surgimento do petróleo no mundo, a mais aceita é a de que surgiu do acumulo de restos orgânicos de animais e plantas.
A História do petróleo começa em 1859, na Pensilvânia (EUA), onde foi perfurado pelo Coronel Drake o primeiro poço, com apenas 21 metros de profundidade.

Em 1868 foi criada a Standard Oil, por John Rockfeller. Que deu origem a grandes empresas, como Exxon, Móbil e Chevron.
Em 1876 no estado da Califórnia tem o inicio a produção do petróleo e a Rússia começa a exportar. Nessa época a cotação era em torno de US$ 45,58. Nos dias de hoje a cotação esta em torno de US$ 99,27.
Por ter um recurso esgotável e ter um valor elevado, fizeram com que o combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo.
Por ser a principal fonte de energia do mundo, o petróleo já foi motivo de varias guerras, entre elas a primeira guerra do Golfo, a guerra Irã-Iraque e mais recente, em 2003 a invasão do Iraque por tropas norte-americanas. Com certeza o petróleo é um sinônimo de riqueza e poder para um país. E se tornou ainda mais valorizado após a criação da Opep(Organização de Países Exportadores de Petróleo) no Oriente Médio,que nasceu para controlar preços e volumes de produção.
Os dez maiores produtores de petróleo são: Arábia Saudita, Rússia, EUA, rã, China, México, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Noruega.

O Brasil é o 13º  país em produção de Petróleo.

1.1.2 Historia Do Petróleo No Brasil.


Com a criação do Conselho Nacional de Petróleo (CNP) em 1938, o governo passou a planejar, organizar e fiscalizar os setores petrolíferos.
O Primeiro poço brasileiro foi perfurado em 1939 no bairro de Lobato, em Salvador,Bahia. Sua descoberta serviu de incentivo para que o CNP continuasse suas pesquisas.
Em 1953, o presidente do Brasil Getulio Vargas criou a Petrobras e instituiu o monopólio estatal na extração, transporte e refino de petróleo; monopólio exercido até 1995. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com