TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGIA EÓLICA E SUA GERAÇÃO

Por:   •  14/3/2016  •  Resenha  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 5

                                

                    Geração de Energia – Eólica

   FACULDADE DE TECNOLOGIA SANTO ANDRÉ

                                                        

 

         GERAÇÃO DE ENERGIA - EÓLICA

RESUMO

As fontes de energias renováveis na maioria das vezes são limpas, como a eólica, e têm um curto prazo de renovação, o que não é caso do petróleo e dos outros combustíveis fósseis. Elas vêm com grandes perspectivas e com capacidade de substituir as energias sujas. Essas fontes podem ajudar, e muito, quando se trata de emissão de gases do efeito estufa e impactos ambientais.

 Palavras-chave: Energias renováveis. Energia Eólica. Efeito estufa. Impactos ambientais.

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO..........................................................5

  1.  DESENVOLVIMENTO.................................................6
  1. A ENERGIA EÓLICA E O SEU SURGIMENTO...............6
  2. VANTAGENS E DESVANTAGENS...............................7
  1.     CONCLUSÃO........................................................8
  1.     REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS...................................9

1. INTRODUÇÃO

 Ações governamentais e atuações da sociedade organizada diante dos problemas ambientais e busca por soluções afim de evitar um desastre maior, é um desafio. Energia renovável é toda energia produzida através de fontes oriundas da natureza. O recurso é ilimitado, e sendo administrado com cuidado podem durar indefinidamente causando poucos impactos ao meio ambiente. Por meio disso tornou-se uma das matrizes energéticas do mundo moderno e também assunto discutido de âmbito global. A energia eólica, que é uma fonte renovável, surgiu já na antiguidade como um dos meios atenuantes das futuras possíveis catástrofes e para produzir energia utilizando recursos naturais que são benéficos para o homem em termos econômicos, políticos e sociais, além de não agredir ao meio ambiente. Mas na época o intuito era completamente de subsistência econômica da agricultura com a ausência do pensamento sustentável.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A ENERGIA EÓLICA E O SEU SURGIMENTO

A energia eólica é gerada a partir da força dos ventos. Trata-se de uma fonte de energia limpa e renovável a curto prazo, ou seja, ilimitada nos lugares favoráveis à sua produção e não lança gases poluentes na atmosfera, diferentemente dos combustíveis fósseis, como por exemplo o petróleo que alguns pesquisadores e cientistas já preveem uma provável extinção ou escassez do mesmo, e o carvão mineral que já foi uma fonte de energia bastante utilizada à alguns anos e que hoje não se utiliza com tanta frequência visto o grande mal que ele causa na sua combustão com a emissão de gás carbônico(CO2) e dióxido de enxofre(SO2), este provoca as chuvas ácidas que corroem materiais e destroem plantações e aquele que é o principal intensificador do chamado efeito estufa. Um dos métodos mais antigos e utilizados pela humanidade para produção de energia é a força do vento. Assim a energia eólica é uma adaptação dos moinhos de vento utilizados na antiga Pérsia do século V para bombear a água para irrigação ou para moer os cereais. Desde então os princípios básicos para mover um moinho de vento não mudaram: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira em um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade, aero gerador). No Brasil, a energia eólica foi utilizada primeiramente em Fernando de Noronha e em 2005 o parque eólico se estendeu significativamente. Vários estados brasileiros como o Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e, principalmente, o Ceará já utilizam a energia eólica em abundância para abastecer milhares de residências. O Brasil não se destaca em produção e pesquisa de energia eólica, contudo tem o maior parque eólico da América Latina, que está localizado na cidade de Osório, no estado do Rio Grande do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com