TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGIA GEOTÉRMICA PORTO ALEGRE

Por:   •  5/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE ENGENHARIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

[pic 2]

A ENERGIA GEOTÉRMICA

PORTO ALEGRE

2015

[pic 3]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE ENGENHARIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

[pic 4]

Bernardo

Daniel Peter Hübner

Felipe Heidrich Vissoni

Jonathan Pinto Zajkowski

Pedro Kipper Missau

Rodrigo Moreira

TURMA 470

A ENERGIA GEOTÉRMICA

PORTO ALEGRE

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------4

2. DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------------5

3. CATEGORIAS DA ENERGIA GEOTÉRMICA----------------------------------------------9

4. GEOTERMIA E O MEIO AMBIENTE--------------------------------------------------------10

5. Fontes de Energia Geotérmica-----------------------------------------------------11

6. CAPTAÇÃO DE ENERGIA----------------------------------------------------------------------12

7. VANTAGENS E DESVANTAGEM-------------------------------------------------------------15

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------------17

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS----------------------------------------------------------18


 1. introdução

A partir das Revoluções Industriais, houve uma grande necessidade de gerar mais energia,  afinal a maior parte das tecnologias desenvolvidas neste período, assim como em períodos futuros, iriam utilizar a eletricidade como fonte energética. Porém, os métodos tradicionais de produção de energia geram altos níveis de poluição à natureza, visando encontrar métodos menos poluentes ao meio ambiente encontrou-se como uma das soluções a utilização da força do próprio planeta, tal força é denominada  Energia Geotérmica.

  Essa energia é gerada pelo calor proveniente do interior da Terra, que é transportado para uma usina e transformado em eletricidade. Esta fonte é uma excelente solução para este grave problema, pois, apesar de não ser renovável, é limpa e abundante.

Com a possível escassez de combustíveis fósseis e as preocupações crescentes sobre os problemas ambientais que os mesmos causam, o uso de recursos energéticos renováveis tende a aumentar e diversificar. A energia geotérmica pode ser capaz de solucionar alguns desses problemas atuais de energia e do meio ambiente, se tornando um recurso fundamental para tornar a sociedade mais sustentável (OZGENER; HEPBASLI; DINCER, 2007).

 Buscando ressaltar as principais formas de utilização dessa energia limpa, assim como a potencialidade, pontos positivos e negativos e o funcionamento dessa energia, este trabalho foi elaborado.

  

2. Desenvolvimento

 A primeira grande tentativa de gerar eletricidade de fontes geotérmicas aconteceu em 1904 em Larderello, na região da Toscana, na Itália. Todos os esforços para confeccionar uma máquina que aproveitasse tais fontes foram mal sucedidos devido à presença de substâncias químicas contidas no vapor das máquinas. Em 1913, uma estação de 250 kW foi produzida com sucesso e por volta da Segunda Guerra Mundial 100 MW estavam sendo produzidos, mas a usina foi destruída na Guerra. Por volta de 1970, um campo de gêiseres na Califórnia estava produzindo 500 MW de eletricidade. A exploração desse campo foi dramática, pois em1960 somente 12 MW eram produzidos e em 1963 somente 25 MW.

 Com o passar dos anos, houve a necessidade de aprimoramento da geração de energia para que as novas tecnologias pudessem impulsionar as grandes indústrias. Diante disso, foi desenvolvido um modo de aproveitar o calor da terra para a geração de eletricidade.

 Hoje, com estudos mais precisos e tecnologias mais sofisticadas, é possível extrair da terra um tipo de energia limpa e abrangente que antigamente não era possível: Energia Geotérmica.

O calor da terra passou a ser utilizado como fonte de energia, uma vez presente de forma quase infinita no nosso planeta. De acordo com estudos e projetos realizados por grandes centros mundiais, esta energia em forma de calor pode ser moldada e aplicada a qualquer situação, desde grandes e complexos centrais para sistemas de bombeamento pequenos e relativamente simples.   

Para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos primeiramente entender que a Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Encontrando fissuras na crosta terrestre o magma atinge a superfície através de um vulcão ou de uma fenda. Estas são manifestações conhecidas desta fonte de energia. A energia geotérmica seria o aproveitamento de todo esse calor interno para a produção de eletricidade.   Com o aumento da profundidade a temperatura vai acrescendo, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. O calor é produzido continuamente nesta camada, principalmente a partir do decaimento de materiais naturalmente radioactivos, tais como urânio e potássio. A quantidade de calor encontrado a 10.000 metros (cerca de 33.000 pés) da superfície da terra é 50 mil vezes superior a energia que os recursos de gás natural oferecem para as demandas globais.Para ratificar melhor esta quantidade exacerbada de calor, deve-se entender o processo:O lençol freático (originado pela movimentação das placas tectônicas que geram fraturas) apresenta um grande volume de água que, na presença do magma em distâncias mais profundas, sofre uma elevação de temperatura a aproximadamente 1600 C°, fazendo com que a água entre em estado de ebulição imediatamente. Conseqüentemente, é gerada uma alta pressão no interior da crosta. Essa pressão, gerada pelo estado gasoso da água, é responsável pela produção de energia. Importante ressaltar que, quanto maior a profundidade, mais aquecidos serão os reservatórios de água, portanto, maior será a pressão gerada pelo estado gasoso das águas, uma vez que eles se encontram próximos ao núcleo, foco de calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (311.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com