TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGIA NUCLEAR RELACIONADA A ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS

Por:   •  1/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

6. A ENERGIA NUCLEAR RELACIONADA A ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS

 Observando a Historia podemos entender melhor o presente e buscar solucões  para o futuro .

 De um modo geral a maioria das grandes descobertas ciêntificas acabaram sendo utilizadas para finalidades militares, sendo a energia nuclear a mais perigosa de todas não poderia ser diferente.

  A Teoria Atômica teve seu inicio há aproximadamente 2.400 anos atrás, nesta época os filósofos gregos Leucipo e Demócrito já cogitavam a ideia de que tudo no universo era feito de minusculas particulas indivisiveis chamadas de átomos. 

 Com o passar do tempo varios outros pesquisadores realizaram outras descobertas que propiciaram a evolução do estudo e as aplicações praticas dos fenomenos, os fenômenos radioativos começaram a ser descobertos em 1896 pelo cientista francês Antoine Henri Becquerel, isso graças a descobertas anteriores sobre raio-x feitas por Wilhelm Rontgen em 1895.

 A descoberta de Roentgen no ano de 1895, os raios-X,  tiveram grande repercusão tanto que Röntgen recebeu em 1901 o Prêmio Nobel de Física e logo vieram as aplicações da descoberta na medicina. [pic 1]

 

 Até que no ano de 1938 os pesquisadores alemaês Lise Meitner e Otto Frisch decifram a fissão nuclear.

[pic 2]

 Anos antes da segunda guerra, Albert Einstein envia ao presidente americano da época (Roosevelt) uma carta comunicando o potêncial da energia nuclear, nesta carta Einstein informa locais no mundo em que existem a maior concentração de jazidas de Urânio,  logo em seguida a pesquisa a cerca desta tecnologia é intensificada pelos Estados Unidos.

[pic 3]

 A segunda guerra mundial em 1945 marca o poder de destruição da fissão nuclear, duas cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki foram destruidas por bombas atomicas lançadas pelo exército dos Estados Unidos. Este ataque pode ser considerado o maior atentado terrorista da historia da humanidade.

[pic 4]

 Em 1952, foi criada a bomba H (bomba de hidrogênio), diferentemente da bomba atomica o principio usado em sua construçao foi a fusão do hidrogênio. Em seu primeiro experimento gerou uma energia cerca de mil vezes maior do que a bomba A (bomba atômica) de fissão nuclear, lançada em Hiroshima.

 No ano de 1953, foi lançada a primeira bomba de hidrogênio pelos norte-americanos, como um teste apenas. No mesmo ano, os russos também realizaram explosões desse tipo de bomba. Entre 1956 e 1957, foram registradas 18 explosões em nível experimental pelos norte-americanos, ingleses e russos.

 Linus Pauling fezcom que os países responsáveis pelos lançamentos assinassem em 1964 um acordo de compromisso para cessar os testes com bombas nucleares a céu aberto.

 Em 1954, os Estados Unidos lança o USS Nautilus, o primeiro submarino nuclear, o Nautillus era capaz de ficar submerso por quatro meses, sem a necessidade de emergir. A construção do Nautilus só foi possível pelo sucesso do desenvolvimento de uma usina de propulsão nuclear, por um grupo de cientistas e engenheiros do setor de reatores navais, que faz parte da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos.

[pic 5]

 

 Até o momento poucos paises desenvolviam atividades ligada a área nuclear,  após a primeira conferência atômica em genebra no ano de 1955, varios outros paises iniciam estudos e construção de reatores nucleares.

 Como a Energia Nuclear passou a ser utilizada em escala comercial para geração de energia começam a surgir graves acidentes, em 1979 a central nuclear de Three Mile Island em Harrisburg, capital da Pensilvânia, foi cenário de um acidente por superaquecimento , em 1986 Chernobyl, na região da Ucrânia é palco do maior desastre nuclear da história que liberou uma nuvem radioativa. Mais recentemente em 2011, a usina nuclear Daiichi, em Fukushima foi danificada por tsunami seguido de terremoto, três reatores foram danificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (563.5 Kb)   docx (452 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com