TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGÉTICA EM ELEVAÇÃO DE CARGAS

Por:   •  13/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Nove De Julho

ALLAN ALVES CAVALHEIRO FAGNER PIRES DE OLIVEIRA

RAFAEL DE MELO FRAZÃO

RODOLPHO GONÇALVES DIAS

 ENERGÉTICA EM ELEVAÇÃO DE CARGAS

SÃO PAULO

2016

1.  INTRODUÇÃO

A eficiência energética (na elevação de cargas) consiste em obter o melhor desempenho na operação/produção de um serviço com o menor gasto de energia possível, sendo assim utilizamos da energia renovável que é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. É importante notar que nem todo recurso natural é renovável, por exemplo, o urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada, diferente da não renovável que são as fontes de energia que dependem de processos em escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornarem disponíveis, por exemplo, o carvão mineral, o petróleo, o gás natural e a energia nuclear. Geralmente esse tipo de energia primária precisa ser transformado em energia secundária, como eletricidade ou gasolina para então ser utilizada.

Escolhemos as empilhadeiras como foco do projeto, existem variados tipos de empilhadeiras selecionamos três tipos: elétrica, manual e a gás. Foi efetuada uma breve pesquisa dentre os três tipos e resolvemos aplicar o projeto na empilhadeira elétrica.

Neste projeto utilizamos a energia solar como forma de alimentação, depois de pesquisar sobre a energia eólica como possibilidade.


2.  JUSTIFICATIVA

Com a utilização da energia renovável e limpa, minimizamos a emissão de gases, assim poupando a camada de ozônio e diminuindo o efeito estufa, também poupamos parte da rede elétrica economizando recursos que não são renováveis. Também contribuímos com o meio ambiente, não causando riscos ecológicos nos sistemas aplicados utilizando a energia renovável e limpa.

3.  OBJETIVO

Temos como objetivo o uso da eficiência energética para que melhore o uso das fontes de energia, onde além de fazer essa otimização vamos contribuir com o meio ambiente não gerando gases e não utilizando de fontes não renováveis, assim tendo uma melhor e eficaz geração de energia.

Seguindo esse princípio aplicamos nosso projeto na energia solar, aonde será utilizado o sistema fotovoltaico que busca captar raios solares e armazenar em baterias para que sejam carregadas e utilizadas para qualquer fim, no nosso caso a alimentação de empilhadeiras, contribuindo então com a economia de energia.

4.  DESENVOLVIMENTO

4.1  ENERGIA SUSTENTÁVEL EM ELEVAÇÃO DE CARGAS.

Eólica

As condições do local é um fator decisivo na produtividade do aero gerador, apesar de precisar de pouco espaço pode ser incompatível com outras instalações nas proximidades já que a turbulência que provoca reduz a produtividade de outros geradores no mesmo alinhamento do vento.

Solar

Precisa de uma superfície grande que permita uma orientação dos painéis para o sol e livre de sombras que diminuam a produção.

4.2  FIABILIDADE DA PRODUÇÃO ENERGÉTICA (PRECISÃO DE MEDIÇÃO)

Eólica

O vento é instável, apesar de se saber que sopra mais durante a noite e no inverno, é difícil prever exatamente quando começa e quando para, mesmo quando existe vento é preciso que seja estável e que atinja no mínimo a velocidade de arranque do aero gerador.

Solar

A produção é muito mais estável e previsível, há produção mesmo com céu nublado, menos luz menor produção, entre tanto só é nula de noite. A captação solar começa a partir do nascer do sol, sendo máxima no meio dia solar e decrescendo até ao pôr do sol. Maior no verão, menor no Inverno.

4.3  INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

        Eólica

Instalação relativamente simples, podendo ser feita por um eletricista, e quanto maior a altitude da torre permite melhores rendimentos porém dificulta o acesso.

        Solar

        Instalação complexa com materiais que requerem cuidado no manuseamento e orientação correta para o sol, devendo ser feita por uma equipa qualificada, necessitando a cada seis meses uma lavagem dos painéis e uma verificação das ligações.

4.4  IMPACTO AMBIENTAL

        Eólica

         Altera a paisagem em termos visuais, podendo ocasionar na morte a algumas aves.

        Solar

Não ha impacto ambiental.

4.5  EMPILHADEIRAS

Empilhadeiras Elétricas

As empilhadeiras elétricas têm emissões bastante limitadas, sendo ideais para ambientes com ventilação restrita. O nível de ruído também é notavelmente menor, expondo operadores e pessoas ligadas ao serviço a riscos bem inferiores aos de outros tipos. No limite, as empilhadeiras elétricas alcançam tonelagens notavelmente inferiores às similares movidas a combustão. O conjunto é energizado por baterias tracionarias, com alta capacidade de armazenamento de carga, resultante dos ciclos de imobilidade, afinal de contas um motor parado, ou em rotação baixa, se assemelha a um transformador com secundário em curto-circuito.

[pic 1]

Empilhadeiras a Diesel

O motor Diesel tem uma série de vantagens sobre os movidos por outros combustíveis. Auto-inflamável, o óleo Diesel dispensa velas, cabos, circuito de distribuição, gerador de alta-tensão, e todo o sincronismo relacionado. Basicamente, o único circuito de que necessita é o do motor de partida. As considerações relacionadas à emissão de poluentes são iguais às das empilhadeiras a gás, mas o nível de ruído acústico e de vibração são mais intensos.

[pic 2]

Empilhadeiras a Gás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (332.1 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com