TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.080 Palavras (13 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA

Leticia de Souza Bezerra

Maira da Silva Leal

Titulo do Trabalho

Araraquara

2017

Leticia de Souza

Maira da Silva Leal

Titulo do Trabalho

Trabalho de composição de nota para obtenção

do titulo de graduação Engenharia Básico

apresentado à Universidade Paulista - UNIP

Profª Eduarda

Araraquara

2017

SUMÁRIO

RESUMO

Para este trabalho a o grupo utilizado como referência em sustentabilidade será o São Martinho, um dos maiores no segmento sucroenergético no Brasil e uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e energia. Ao todo sao 4 Usinas em operação, sendo três em São Paulo e uma em Goias todas as filiais caminhando lado a lado com a sustentabilidade

Palavra cHav

1 INTRODUÇÃO

1.1 Considerações Iniciais

A preservação do meio ambiente tem se tornado um assunto cada vez mais frequente para a sociedade industrias e comércios mundiais. A populaçao espera que o poder público fiscalize e crie legislações vigentes e severas afim de policiar e garantir que as normas etejam sendo cumpridas. Atualmente existe o apoio das midias digitais para a fiscalizaçao de empresas que degradem o ecossitema natural, com os novos meios de comunicação estes problemas levam uma grande repercussao fazendo com que os consumidores e órgaos públicos fiquem atentos e tomem atitudes referente ao processo mau executado (Sem nenhum tipo de preocupaçao ambiental).

Um dos maiores impactos ambientais causados pela industria é a geração de resíduos sólidos e efluentes sendo eles em grande ou pequenta quantidade causando alterações no aspecto ou caracteristicas de um sistema natural, além disso a geração de resíduos causa um impacto econômico alto, pois resíduos sao matéria-prima e insumos nao utilizados na construção do produto final. Estes tipoimpactos podem ser evitados desde que haja um bom planejamento interno na industria, com o intuito de utilizar menos e produzir mais.

Novos conceitos de sustentabilidade estao sendo aplicados frequentemente no mercado industrial, afim de amenizar os impactos amibentais, melhorar o marketing institucional e gerar econômia tanto na produção como no tratamento de efluentes que podem ser reutilzados no processo fábril, reduzindo ainda mais o custo do produto final.

Utilizado quando o assunto é sustentabilidade o ISO 14001, trata-se de uma norma internacional que auxilia as organizações com assuntos ambientais. Dentro dela existe um conceito muito eficaz que visa o gerenciamento dos residuos e efluentes, nomeados como 3 R’s “Reduzir, Reutilizar e Reciclar.”

 Reduzir ajuda a acabar com desperdícios e representa o fato de usar e tirar da natureza somente o necessário. Além da diminuição de resíduos e da economia dos recursos naturais

 Reutilizar orienta a necessidade de buscar novas utilidades para materiais que supostamente não seriam mais úteis.

 Reciclar é a transformação física e química de um produto, matéria-prima que já foi gerada. Ao reciclar um material deve-se levar em conta a necessidade do consumo do mesmo, para que no próximo passo ele não se torne apenas mais um resíduo na natureza.

Atualmente existem varios conceitos que podem ser aplicados em uma organização com o intuito de melhorar o relacionamento entre o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.

A produção mais limpa busca melhorar a eficiência, lucratividade e competitividade da empresa enquanto protege o ecossitema evitando ao máximo a produção de agentes poluentes, com isso o benefício e satisfatório para o meio ambiente já que a empresa não produz praticamente nenhum resíduo e os que não podem ser evitados são tratados e reutilizados e também satisfaz os fins lucrativos da empresa, com custos reduzidos e visao positiva perante os consumidores e ambientalistas.

Os engenheiros e responsáveis pelas produções em uma indústria são os maiores responsáveis na proteção ambiental, antes de qualuqer atitude deve-se levar em conta o impactos que serão gerados tanto economicamente quanto ambientalmente, com os novos hábitos de consumo da nova geração a redução de resíduos deve ser um assunto presente em todas as etapas do projeto.

A Ecoeficiência deve ser adotada cada vez mais para que a utilização de matéria prima virgem seja menos explorada dando lugar a uma matéria reciclada, produzindo assim mais produtos com menos recusros ambientais naturais.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Empresa – São Martinho

A história da São Martinho iniciou-se na Itália, no por volta do século XIX, quando integrantes da família Ometto imigraram para o Brasil.

No sítio Olaria montaram seu primeiro engenho de cana-de-açúcar, em 1914. Já em 1932, na Fazenda Boa Vista, região de Limeira, a família produziu açúcar pela primeira vez.

Em 1937, a Usina Iracema foi comprada em Iracemápolis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (214.5 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com