TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DOS MATERIAIS

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ  

CENTRO DE CIÊNCIAS NATUREZA II  

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS  

 

 LUCAS PERES MARREIROS MOREIRA  

A EVOLUÇÃO DOS MATERIAIS  

PARTE 1: DA PRÉ-HISTÓRIA AO INÍCIO DA ERA MODERNA  

TERESINA – PI  

2018  

NAVARRO,R.F. A evolução dos materiais parte 1: da pré-história ao início da era moderna. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, Campina Grande, v.1, n.1, 2006. Disponível:<http://www.dema.ufcg.edu.br/revista>. Acesso em: 17 out.2018.

A história dos materiais começa com o Homem primitivo,possuindo a necessidade da alimentação, assim os homídios desenvolveram objetos para uso da caça. A partir da necessidade da própria proteção e de suas tribos, o Homem desenvolve artefatos bélicos, exercendo sua força sobre os demais. A busca contínua por alimentos e materiais, obrigavam os homídios a se deslocarem paras terras com clima extremo, assim os animais não serviam apenas de alimentos, mas de vestimentas, e armas, utilizando seus ossos e chifres. Com o objetivo de domesticação, os nômades foram se tornando sedentários, desenvolvendo-se a agricultura e a criação de animais, assim abandoando as cavernas e criando suas próprias habitações, aumentando cada vez mais suas necessidades, sendo supridos por artefatos resistentes (pedras e rochas). O contato com tais artefatos, foi se descobrindo ramificações de seu uso, ocorrendo o descobrimento das fogueiras para o aquecimento ou a transformação de alimentos até então desconhecidos. Desse ponto em diante, o Homem primitivo, foi se tornando já pertencentes a espécie do Homem moderno, tomando conhecimento de novas e mais uteis matérias-primas.  

A partir daí as mudanças de comportamento estava relacionada ao domínio e o uso de novos materiais. Pois desde sempre as matérias se destinavam em primeiro lugar a fins bélicos e só depois assumiram aspectos doméstico. Assim os alimentos e materiais sempre acompanharam o Homem ao longo da história, bem como, quanto mais avançada a civilização, mais estratégicos os materiais à sua disposição e mais elaborados e eficientes os artefatos e equipamentos produzidos.

A relação entre o Homem e materiais se tornou tão significativa que eras diferentes da humanidade receberam o nome do material mais importante da época, que vai da Idade da Pedra à Era dos Metais, passando pelas eras batizadas com o nome da civilização dominante de cada período, passando pela Era Moderna e chegando na era atua chamada Era do Silício. Como dito anteriormente a datação das eras era baseadas no material que eram achados arqueológicos, dessa forma, as primeiras tentativas de estabelecer as ordens dos períodos ficou assim: Idade da Pedra, Idade do Bronze, e Idade do Ferro. Entretanto, com descobrimento de novos materiais como o cobre e o arsênio, foi se assumindo uma outra configuração, ficando: Idade da Pedra, Idade do Cobre, Idade do Bronze, e Idade do Ferro.

Idade da Pedra, época dividida em dois períodos, o Paleolítico ou Pedra Lascado e Neolítico ou Pedra Polida. O Paleolítico divido em dois momentos, cada uma delas correspondendo um avanço no trabalho com a pedra. No Paleolítico Inferior a África, China e o sudeste da Ásia revelam que os Australoptecus foram os primeiros a progredir com  a técnica do manejo de pedras, em seguida  foi a vez dos Homo erectus que desenvolverem as técnicas do entalhe para a produção de machados.  Já no Paleolítico Superior os  Homo sapiens, desenvolveram técnicas de entalhe de pedra,tornando a produção de utensílios mais elaborados, facilitando a caça de animais e a obtenção de vestimentas.

Era da Argila, o período Neolítico foi caraterizado por um crescimento técnico da manipulação da pedra, e seu polimentos, mais também por seu desenvolvimento na agricultura. Por conta do sedentarismo, os homídeos do Neolítico desenvolveram a tendência das práticas agrícolas para sua sobrevivência. Isso resultou na prática da construção de casas, pois o período Neolítico apresentou alguns avanços tecnológicos, principalmente no uso de materiais. Assim como diz  esse tópico uma dessas inovações se trata da estratégia de construção de casas pelo uso da argila reforçada por resíduos vegetais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com