TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração de Gráficos

Por:   •  2/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Faculdade de tecnologia

Ciência dos materiais

Alunos

 

Ana Carla Netto da Silva                                                                          130100668

Hugo Volkmer                                                                                           130086461  

CICLO DE VIDA DO PRODUTO

PAPEL

[pic 2]

Brasília, 24 de Junho de 2014

INTRODUÇÃO

O Ciclo de vida do produto mostra desde o processo de produção com a retirada da matéria prima, até a deposição dos resíduos em aterro sanitário. Traz consigo uma perspectiva do tempo de vida útil do produto. Este trabalho é uma demonstração do que viria a ser um ciclo de vida do produto tendo como exemplo o papel.

DESENVOLVIMENTO

  1. O ciclo do papel começa na floresta, onde árvores de eucalipto são plantadas e dispostas da melhor maneira pra um melhor rendimento. Essa parte depende de uma gestão florestal sustentável que possibilite a retirada de madeira no intervalo mais eficiente possível.
  2. A segunda parte é uma transformação da madeira em uma pasta que papeleira. As árvores, depois de colhidas e cortadas, são descascadas e estilhaçadas para serem cozidas, dando assim forma à pasta de papel. É importante que a matéria prima chegue com o maior grau de saturação de celulose possível, assim podem ser adicionados outros ingredientes a pasta.
  3. Nesta fase a pasta papeleira se torna papel. Aqui, se houver papel a ser reciclado, este deve ser adicionado pasta nesta etapa.
  4. A quarta fase é de acabamento, nela o papel adquire formatos, texturas, cores e impressão, de acordo com o papel que irá desempenhar. O processo muda de acordo a necessidade havendo diferenças na indústria que transforma o papel em cartão, caixa ou jornal, por exemplo.
  5. A quinta fase é o consumo. O tempo de uso do papel nessa fase varia de acordo com a necessidade, um guardanapo, por exemplo, é usado em 2 minutos e um livro em muitos anos.
  6. A sexta fase é o recolhimento do lixo e a separação para reciclagem. O material que pode ser reutilizado como matéria prima e selecionado e levado pra triagem. Após isso o material é depositado em pulpers. O papel usado pode ser reciclado até 5 vezes.
  7. A sétima fase é divida em duas: a deposição do material que não foi selecionado par reciclagem em aterros sanitários; e a reciclagem, onde o papel usado é novamente transformado e papel novo.

A figura mostra o funcionamento do ciclo do papel/papelão:

[pic 3]

CONCLUSÃO

O ciclo de vida serve para otimizar a produção e o uso dos recursos, trazendo lucros para a empresa e para o meio ambiente.

Vê-se aqui exposto o ciclo de vida do papel, podendo com ele perceber que a vida útil de um material não necessariamente acaba com seu descarte. O papel usado pode ser reciclado até 5 vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (148.3 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com