TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Energia nuclear no brasil

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]Facudade annhaguera campinas

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campinas

2018


Paulo roberto de oliveira[pic 6]

[pic 7]

energia nuclear no brasil

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição Faculdade Anhanguera de Campinas

Orientador: Marcelo Tavares de lima


Campinas

2018

SUMÁRIO

1.1        O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        4

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO        4

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        4

3 JUSTIFICATIVA        4

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10

  1. O PROBLEMA

               A energia nuclear: A serviço ou desserviço do homem? A energia nuclear no brasil continua a ser a saída para geração de fonte de energia no caso de uma grande estiagem? O Brasil precisa de energia nuclear?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO

Analisar custo parar a construção de uma usina nuclear seu funcionamento desta da construção até a geração e distribuição de energia.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Analisar a situação atual da energia nuclear no Brasil.
  • Avaliar quais lugares seguro implantação de uma usina nucleares.
  • Avaliar impactos sociais e principalmente ambientais.
  • Avaliar seus impactos no senário energético nacional.

3 JUSTIFICATIVA

 O objetivo desta pesquisa é apresentar as vantagens e suas desvantagens da energia nuclear no brasil nesse momento, qual a sua e demanda do consumo no cenário energético no Brasil, a energia hidrelétrica é a nossa principal fonte de geração de energia, mas devido ao grande consumo de energia o brasil busca outras fonte de energia a energia nuclear pode ser uma saída. A energia nuclear e considerada energia do futuro vem crescendo no mundo pois sua produção é que causa um menor impacto ao meio ambiente eliminando o grande problema da poluição, mas no brasil ainda é uma incerteza.

A previsão de um grande esgotamento de recursos hídricos, que pode elevar os custo da eletricidade da hidrelétricas.

Outro ponto desta pesquisa e demonstrar quanto brasil produz de energia nuclear quati são os próximo passo do governo para geração como é geração dede seu início até sua distribuição de uma forma clara e objetiva da energia nuclear no Brasil, Qual é a reação da sociedade para esse tipo de energia.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Energia nuclear

A energia nuclear existente a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido gerando uma grande quantidade de energia. O núcleo atômico subdivide-se em duas ou mais partículas átomo de uranio isso provoca uma grande contida de energia.Com a descoberta de transformar átomo em energia empolgou a comunidade científica. Enert Rutherford descobriu átomo possuía núcleo o núcleo foi descoberto 1932 e finalmente 1938 a fissão do uranio foi descoberta por Enrico Fermi. O primeiro reato nuclear foi construído em Chicago e gero 200w.No brasil a primeira usina nuclear entrou em operação em 1985 e tinha uma potência 640MW.Angra 1 gera energia para abastecer uma cidade de 1 milhão de habitantes.

Geração de energia nuclear no Brasil 

A energia nuclear no Brasil tem diversos uso da energia a várias instalações que utilizam materiais de fonte radioativas para aplicações e indústria principalmente em hospitais. Na área de geração o Brasil e um dos poucos países do mundo a dominar o processo de enriquecimento de uranio. No brasil o combustível utilizado nos reatores de pesquisa pode ser totalmente produzido no Brasil. Entretanto comercialmente fazemos a conversão do enriquecimento do uranio. A retomada do projeto nuclear no brasil por um lado ouve diplomacia para acessar os regime mundiais de não proliferação, entre anos de 1980 e1990 houve uma grade decadência por causa da crise econômica no pais isso ocasionou na suspenção da construção da angra 2 e 3 apesar do retrocesso o brasil não demonstrou abandonado a energia nuclear. Em 1998 o congresso aprovou projetos para construção para produção de combustível nuclear foi criada a Eletronuclear além disso foi finalizado angra 2. E 2004 a indústria nuclear do brasil começou o a enriquecer uranio. O Brasil pode crescer muito nesse seguimento e tem potencial para isso pois é o sétimo no mundo quanto reserva. O estudo de novas tecnologia para uso nucleares são grandes a necessidade de alimentar a geração de energia no pais.

.

Usinas nucleares no brasil

O brasil se interessou por esse tipo de energia para fins científicos, médicos e militares. Álvaro Alberto pioneiro no projeto de dominar energia nuclear desde lavra o mineral até a fabricação de combustível para reatores de potência em 1951 no Rio de janeiro foi fundado o Conselho nacional de pesquisa (CNPQ)

No Brasil temos a usina de Angra dos Reis a situada no estado do Rio de janeiro esse local foi escolhido devido aos grandes centro de consumo e próximo a fontes hídrica como rio lagos e mares. A funcionando em Angra dos reis o reator Angra 1 e o Angra 2 Angra 3 está sendo construído. A central nuclear Almirante Álvaro Alberto e constituída por essa três usinas. A potência total delas e de 2007MW, onde Angra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (268.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com