TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Ambiental

Por:   •  26/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 5

O que é Engenharia

Engenharia é a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos. É também profissão em que se adquire e se aplicam os conhecimentos matemáticos e técnicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizem uma função ou objetivo.

História da Engenharia

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada faz referência ao primeiro período da pré-história, que aconteceu há aproximadamente 2,5 milhões de anos a.C., em que o homem utilizava pedra lascada como principal arma de caça. Naquele período os homens eram nômades e caçadores-coletores, por isso precisavam estar sempre se deslocando para conseguir alimentos. Como eles não tinham ainda desenvolvido habilidade de criar suas próprias armas de caça, eles pegavam pedras pontudas e esfregavam-na no chão até que a ponta ficasse ainda mais fina e pudesse perfurar algum animal para matar e eles comerem. Eles utilizavam esta mesma técnica para transformar não só pedra, mas também madeira e osso em armas de caça.

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

Ao longo dos anos tivemos vários nomes responsável pela evolução da Engenharia, alguns autores preferem atribuir o início da Engenharia Mecânica aos trabalhos de Arquimedes (287-212 a.C.) foi um físico, matemático e inventor grego, que além de estabelecer os princípios básicos da estática, utilizou em seu método de análise deduções matemática precisas

[pic 5] [pic 6]

Parafuso de Arquimedes

[pic 7]

A primeira ideia de máquina a vapor, foi conhecida em 120 a.C. (século I), foi a chamada "aeolipile", idealizada por Heron, um matemático e físico, de Alexandria (Egito). Consistia em uma pequena esfera de cobre, pequena e oca. Dois canos em forma de L eram fixados nessa esfera e que continha água no seu interior. Colocada em cima do tripé e sobre o fogo, a água fervia e o vapor que saia pelos canos fazia com que a esfera rodasse. Este motor, não realizava nenhum trabalho útil.

[pic 8]

PRIMEIRO INSTITUTO DE ENSINO DO MUNDO

No entanto, o conceito atual de engenheiro como indivíduo diplomado e habilitado a exercer atividades de engenharia data da segunda metade do século XVIII, quando foi fundado em Paris um curso de treinamento específico para os engenheiros do Estado, a École Nationale des Ponts et Chaussés. Este foi o primeiro instituto de ensino do mundo a ministrar um curso regular de engenharia e diplomar profissionais com esse título. Esta escola formava basicamente construtores, assim, o ensino de engenharia teria se iniciado pela engenharia civil.[pic 9]

A ENGENHARIA MODERNA NO BRASIL

No Brasil, os cursos de engenharia tiveram início formal em 1792, com a criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, na cidade do Rio de Janeiro. Sendo essa a precursora da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto Militar de Engenharia. A Real Academia destinava-se a formar oficiais e engenheiros e foi a primeira escola de engenharia construída nas Américas, sendo a terceira do mundo. Contudo, a profissão de engenheiro no Brasil só foi regulamentada em 1933 pelo presidente Getúlio Vargas por meio do decreto federal nº 23.569 onde eram previstos os títulos de engenheiro: civil, arquiteto, industrial, mecânico, eletricista, de minas, geógrafo, agrimensor e agrônomo.[pic 10]

Atualmente há no Brasil, segundo o site do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), 830.575 profissionais de engenharia, distribuídos nas regiões do país conforme ilustrado abaixo. A região Sudeste concentra aproximadamente 57% destes profissionais.

CREA/CONFEA

O CREA são entidades estaduais que compõem o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), que é uma autarquia pública federal instituída pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.

Para exercer a função de engenheiro mecânico é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Engenharia Mecânica em curso reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Estado onde atua.

[pic 11]

 ENGENHARIA MECÂNICA

 É definida como o ramo da engenharia que cuida de projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistema mecânico. Seu campo de atuação e vasto Devido à sua grande capacidade de raciocínio lógico e fortes conhecimentos de matemática, são muitas as possibilidades de carreira e atuação no mercado de trabalho para o engenheiro mecânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (508.2 Kb)   docx (550.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com