TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Ambiental

Por:   •  22/10/2020  •  Resenha  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Indicadores de Qualidade

Disciplina: Engenharia Ambiental

Aluno: Gabriela Nunes Sales Barreto

Data: 13/09/2020

Atividade Avaliativa

Engenharia Ambiental

        O aumento da preocupação atual com o meio ambiente trás a tona diversas discussões com relação ao desenvolvimento sustentável, o que é fortemente evidenciado através da quantidade de conferências e eventos internacionais para visando elaborar novas formas de atingir melhores condições ambientais. Além disso, a criação de políticas públicas e órgãos ambientais para fiscalizar as atividades também salientam a tendência vigente de reorganização da sociedade como um todo para preservar a Terra e assegurar qualidade de vida das gerações futuras.

        Por esta razão, a educação ambiental vem sendo incluída nas escolas de forma multidisciplinar e integrada, criando maior consciência ambiental nos cidadãos desde a primeira infância, para que no futuro estes se tornem adultos conscientes dos impactos negativos que suas atividades podem gerar no planeta e possíveis formas de minimizá-los.

        Neste contexto, a Engenharia Ambiental está inserida, sendo uma engenharia voltada para o treinamento de profissionais altamente capacitados a integrar questões de cunho técnico, tecnológico, econômico e ambiental buscando desenvolver soluções criativas e inovadoras para aliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.

        Então, a Engenharia Ambiental, como o próprio nome diz, está diretamente ligada ao meio ambiente e a preocupação com minimizar os impactos gerados ao mesmo pelas ações humanas, advindos em sua maioria das atividades industriais geradas pelas outras áreas de engenharia e tecnologia.

Um engenheiro ambiental pode atuar em redes de tratamento de água e esgoto, redes de distribuição de água, no desenvolvimento de técnicas sustentáveis que visem à preservação dos recursos naturais, como o ar, a água e o solo; além de traçar e atuar em projetos de infra-estrutura tendo em vista a legislação ambiental. Como funções, merecem destaque a preservação do ecossistema com o objetivo de recuperar áreas degradadas e a análise dos fatores de risco causados pela exploração dos recursos naturais.

Um profissional de Engenharia Ambiental precisa ter uma visão sistêmica que integre as áreas econômica, ecológica, social e tecnológica; sendo então qualificado para obter produtos e serviços que não resultem em impactos negativos ao meio ambiente ou que diminuam os impactos pré-existentes. A criação, implantação e fiscalização de projetos de cunho sustentável órgãos públicos e para vários setores da economia também é responsabilidade deste profissional.

        O engenheiro ambiental participa tanto do projeto, como da administração e gestão da empresa. Como qualquer emissão de resíduos é resultado de ineficiências no processo produtivo, a eliminação ou redução dessa ineficiência gera ganhos na produtividade e um conseqüente aumento na lucratividade. Portanto, o manejo eficiente de resíduos, além de vantagens ambientais, também acarreta em vantagens econômicas.                                                                                                                          O mercado de atuação da Engenharia Ambiental foi consideravelmente ampliado nos dias atuais, principalmente porque a crise ambiental sofrida no momento demanda uma reavaliação do método de consumo e produção, pressionando empresas e indústrias a se conscientizarem e seguirem a “linha sustentável”, o que, além de tudo, ainda gera valor para a empresa e indústria, que se torna mais bem vista pela sociedade e por consumidores cada vez mais exigentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (283 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com