TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Ambiental

Por:   •  17/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

MEG (Modelo de Excelência em Gestão)

No podcast, o palestrante relata o MEG não como uma metodologia, mas como uma série de fundamentos que podem ser moldadas de acordo com a realidade de cada empresa, para a avaliação do nível de maturidade da gestão das organizações. Desta forma, ele é comparado a um Tangram(quebra-cabeça de sete peças de origem chinesa), onde cada empresa pode monta-lo na melhor forma de seu modelo de gestão. É importante ressaltar, que este modelo é Brasileiro e é um documento bastante completo, onde está sempre em constante evolução.

Um ponto muito interessante levantando é sobre a comparação deste modelo de excelência com as ISO, onde e relatado que o mesmo carrega em si, todas as normas, logo atendendo-se o MEG, atende-se todas as normas.

Está gestão é dividida em 8 fundamentos, cada fundamento se abre em temas e cada tema possui sua sugestão de ferramentas que aderem a esse processo. O primeiro fundamento está ligado ao pensamento sistêmico, ou seja, os colaboradores devem ter entendimento que as atividades da empresa possuem relação de interdependência e que as decisões devem ser feitas através de dados e fatos, não apenas por ego. No segundo fundamento, se tem a questão de compromisso com as partes interessadas, é importante ter conhecimento destas partes, pois ela vai além do cliente, por exemplo: os colaboradores e os fornecedores. O terceiro é o aprendizado organizacional e inovação, onde por meio de um ciclo de aprendizado através da prática, pode-se aprender e gerar inovação. No quarto fundamento, temos a adaptabilidade, onde é levantado a importância da flexibilidade e a mudança ágil. No quinto fundamento, temos a liderança transformadora, onde mostra o quão importante é o engajamento de todos no mesmo propósito. No sexto fundamento, temos o desenvolvimento sustentável, onde deverão ser abordadas responsabilidades ambientais, sociais e econômico financeiro. No sétimo fundamento, temos a orientação por processos, que valoriza o mapeamento dos processos de forma a agregar valor para a organização e para todas as partes interessadas. Por último, temos o oitavo fundamento que é a geração de valor, este está ligado com os resultados colhidos ao se realizar os fundamentos do MEG do um ao sete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com