TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Ambiental & Sanitária

Por:   •  3/9/2023  •  Resenha  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Engenharia Ambiental & Sanitária

Aula pratica de química geral experimental

(09/08/23)

Relatório I

-

Vidrarias E Normas

Ana Caroliny Ferreira Lima

João Vítor Oliveira Figueiredo

Dourados – MS

2023

Introdução:

As normas de segurança do laboratório de química são uns conjuntos de regra fundamentais para o bom funcionamento e garantia do bom convívio de seus usuários, seguindo-as para tornar um ambiente seguro e longe de acidentes e contaminações. Tal em relação abrange o uso de vidrarias, instrumentos que auxiliam, de maneira essencial, na elaboração de experimentos químicos.

Ponto importante:

Observar a diferença entre uma substância e uma mistura de substâncias;

Materiais e métodos:

  • 2 provetas de 10 ml
  • 1 pisseta com agua com agua destilada
  • 1 termômetro eletrônico
  • 1 pera/1 pipeta volumétrica de 10 ml
  • 2 béquer de 50 ml
  • 2 balões volumétricos de 50 ml / 1 balão
  • 1 conta-gotas

Reagentes Utilizados:

  • Água destilada (H2O) (Dentro da pisseta)
  • NaCl sólido (frasco)

Para realização da primeira atividade, transferidos a água da destilada entre o balão volumétrico e a proveta. Completamos a proveta de 10 ml, com água destilada da pinsseta, logo após para o balão volumétrico de 50, mas, repetindo o processo cinco vezes, até atingirmos a marca, porém passamos um pouco da marca registrada, utilizando uma pipeta volumétrica de 10 ml com o auxílio de uma pera, para preencher e logo depois transferi para o balão volumétrico, que foi repetido cinco vezes.

Para a realização da segunda atividade, introduzimos a passagem da proveta vazia de 10 ml, em uma balança, em seguida contabilizados 200 gotas de água destilada, com o auxílio de um conta-gotas que derrubamos e tivemos o resultado de 24.7823 g, ao fim verificamos a temperatura da água que deu 24º Celsius.

                                                Dourados – MS

2023

Na realização da terceira atividade utilizando uma balança com um béquer de 50 ml, e transferimos uma quantidade específica de cloreto de sódio (em estado sólido), para um béquer de 50 ml, em seguida dissolvemos a amostra, sendo auxiliado por uma pinsseta contendo água, e enxaguamos para as paredes do béquer duas vezes até atingirmos 100 ml no balão volumétrico do mesmo volume com o auxílio de uma pipeta volumétrica, balão volumétrico de 50 ml, repetindo 5 vezes. Terminado esse processo chegamos a conclusão que, se for comparado entre os dois procedimentos a precisão do volume final, realizar a atividade usando a pipeta volumétrica para trazer a melhor exatidão do que se utilizar a proveta, além da qual a dissolução não mais ocorre, deixando a mistura de ter aspecto homogêneo.

                                              CONCLUSÃO

O erro instrumentalmente demonstra que existem vidrarias que apesar de possuírem medidas, não são tão confiáveis e não tem essa finalidade como função principal. A limpeza nos instrumentos é fundamental, pois durante a aula, percebemos que gotas ficavam presas na proveta e pipeta, comprometendo o experimento.

Questionário:

  1. Discorrer sobre as normas de segurança em laboratórios de química

O primeiro cuidado que todo indivíduo que vai frequentar um laboratório de química precisa ter é uma grande concentração em suas tarefas executadas naquele ambiente. Qualquer distração, especialmente durante a manipulação dos produtos químicos e materiais do laboratório, pode resultar em acidentes e imprevistos que afetam a saúde e a integridade física das pessoas que estão no local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (221.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com