TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia Civil na Pré-História

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

A Engenharia Civil na Pré-História

João Francisco Lucena Franco Filho; Francisco Hitalo Alves Florencio; Matheus Machiavelly Pereira Furtado; Átila Alencar Bezerra.

Faculdade Paraiso do Ceará(FAPCE)

Rua da Conceição, 1228 - São Miguel, CEP 63010-220, Juazeiro do Norte - CE

[joaofilho][h.alves][matheusmachiavelly1][ot.alencar]@aluno.fapce.edu.br

Resumo: xxx.

Palavra-Chave: Pré-história. Engenharia Civil. Tecnologia. Estruturas.

Introdução

Desde o início da humanidade e principalmente quando o homem deixou de ser nômade, a engenharia tem sido necessária para a evolução do padrão de vida. A engenharia civil começou quando o homem necessitou de abrigo e proteção que, ao longo do tempo evoluiu em complexidade, entretanto a profissão só foi reconhecida oficialmente apartir da revolução industrial.

As grandes obras surgiram na mesopotâmia, com construções de muros e templos, surgiu também a pavimentação feita de pedra e colocada nos lugares mais movimentados. Ainda na época foi feita a primeira ponte de pedra, até essa data eram feitas de madeiras. No antigo Egito, destacasse as pirâmides de Gizé e a cidade de Alexander, o Grande, durante o império romano, nova técnicas surgiram entre elas o concreto, o que é de extrema importância nas construções, nesse período o conhecimento era escasso, assim, baseavam-se na tentativa e erro, perdendo muitas construções.

Com isso o grande problema permaneceu durante muito tempo, uma construção conhecida a Torre de Pisa, que com pouco conhecimento da área o engenheiro cometeu o erro, por o terreno ser de argila e areia, e ter assentamento irregular das fundações, a torre ao final da obra ficou com uma inclinação, cerca de 1,2 milímetros, chegando em 1990 á 1,5 metros. Apartir da renascença a engenharia passou a ganhar importância e reconhecimento, um dos pioneiros foi Filippo, que projetou a catedral de Santa Maria Del Fiore. Apartir do século XX, a engenharia civil começou a se desenvolver, com o aperfeiçoamento técnico se especializou, surgindo grandes estruturas antes inimaginável, com essas técnicas e estudos, selou os grandes problemas do passado, assim podendo chamar de uma revolução dentro da engenharia civil.

O objetivo geral é apontar os principais pontos da pré-história até os dias atuais da engenharia civil, e momentos que foram cruciais para a evolução da mesma, especificamente a evolução estrutural e desenvolvimento tecnológico. A engenharia civil na pré-história é o pontapé inicial para o que temos hoje, sendo assim um tema que muitas vezes é esquecido e ao mesmo tempo é extremamente importante na história e no conceito engenheiro civil. Baseado em pesquisas e discursão do tema, e com a objetividade clara de relatar e levar informações para aqueles que têm interesse no assunto, mostrando o início do universo que é a engenharia civil.

1     Pré-história da Engenharia Civil

A importância da engenharia civil é tão extensa que se tornou essencial. Conforme as necessidades de cada época, a engenharia ramificou-se em áreas específicas até tornar-se o conjunto de especificidades que é conhecido e aceito atualmente. Observa-se ainda, que a engenharia civil é uma das mais antigas. Apareceu na história juntamente com a arquitetura, quando o homem deixou a vida nômade e começou a se preocupar com a construção de moradias fixas. Foi aprimorada ao longo dos séculos até chegar ao que se admite hoje. A engenharia civil é a responsável pelas áreas de cálculo estrutural, construção civil, transporte, hidráulica e saneamento.

  1. Período Paleolítico

No período Paleolítico, também chamado de Idade da Pedra Lascada (se encerrou em 10000 a.C.), essas moradias eram basicamente cavernas ou vãos encontrados em rochas. Apesar dessa ideia inicial de moradia, o homem paleolítico era nômade, morava em locais onde podia caçar pescar e colher frutas e raízes, ou seja, dependia da natureza para sobreviver. Quando esses alimentos acabavam ele mudava para outro local que tivesse condições de alimentá-lo.

  1. Período Neolítico

Com o inicio do período Neolítico (9000 a 6000 a.C.), o homem desenvolveu a agricultura e a criação de animais e pôde se fixar em um lugar deixando de ser nômade.  Dessa maneira, o homem inicia o processo de abandono das cavernas e passa a construir suas próprias moradias. Essas moradias são conhecidas e denominadas Nuragues, que significam construções edificadas em pedra. Tinham formas de cone, como se fossem fendas, e não possuíam nenhum outro material que provocasse uma mistura ou até mesmo a união dessas “fendas”.

  1. Tipos estruturais

Além das citadas anteriormente, outras construções desse período são Dolmens. Consistiam em formações arquitetônicas que eram formadas por duas ou maiores pedras fincadas verticalmente no chão, funcionando como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada na horizontal sobre elas, funcionando como se fosse um teto. Uma das mais famosas construções desse tipo é a Stonehenge, uma estrutura composta por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas, localizada no Sul da Inglaterra. Existem várias teorias explicativas sobre a função dessa construção. Algumas revelam que os Dolmens eram apenas túmulos, pois em quase todas as construções que não sofreram nenhum tipo de violação, foram encontrados, através de escavações, esqueletos ou fragmentos de esqueletos, esses fragmentos formavam uma câmara dentro da qual existia o esqueleto.

  1. Desenvolvimento da Tecnologia

A história das civilizações se mistura com a história da Engenharia Civil, o que a caracteriza como necessária e indispensável, desde que o mundo é mundo. As evidências podem ser encontradas na civilização egípcia, nos romanos, entre outras. Hoje, mesmo depois de tanto tempo e modificações na profissão, não se perde a essência de visão de futuro para melhora da qualidade de vida em sociedade.

2.1 Período Romano

Os antigos Romanos são famosos por suas avançadas conquistas em engenharia, embora algumas de suas invenções fossem melhorias de ideias, conceitos e invenções mais antigas. A tecnologia para prover água corrente às cidades foi desenvolvida no Oriente, mas transformada pelos romanos em uma tecnologia incomcebível na Grécia Antiga. A arquitetura usada em Roma foi fortemente influenciada por fontes gregas e etruscas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (752.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com