TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estabilidade de Aeronaves Empenagem Estrutura Aeronáutica

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

Empenagem Boeing 737

Augusto Fontanela

Arthur Cavalcanti

Gabriel Castanho

Gustavo Foscarini

João Gabriel Bokerskis

João Pedro Aguiar

Luis Saverio Stateri Rodrigues

RESUMO

A empenagem é uma estrutura traseira do avião constituída pela parte final da fuselagem constituída pelos estabilizadores vertical e lateral. Os estabilizadores são compostos pelos profundores, responsáveis pelos movimentos no eixo transversal, sendo feito diretamente por meio do manche fazendo o movimento de “cabrar” e “picar”. Há também a ação dos pedais que atuam no pelo leme de direção, responsável pelos movimentos de guinada no eixo vertical da aeronave, superfícies primarias de uma aeronave e essenciais para a estabilidade e controlabilidade de uma aeronave.

Palavras-chaves: Estabilidade de aeronaves. Empenagem. Estrutura aeronáutica. Esforços.

1 INTRODUÇÃO

O artigo veio com âmbito de resumir e simplificar, junto com a apresentação, os conhecimentos aprendidos em aula sobre a empenagem. Os principais materiais utilizados na pesquisa, foram: “STRUCTURAL REPAIR MANUAL, Cap. 55”, manuais de aeronaves de baixa performance e artigos de teoria de baixa/alta velocidade, a estrutura do projeto ficou dividido por componentes que constituem a empenagem, tipos de empenagem com exemplos reais de aeronaves e esforços sofridos pelo mesmo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. A empenagem de aviões em geral, é uma parte da estrutura da aeronave que serve para dar estabilidade durante o voo, no geral, é uma asa mais curta. A maioria das aeronaves possuem uma empenagem conjunta, incorporando o estabilizador vertical e horizontal que controlam o yaw e o pitch. A empenagem é constituída do tailfin (vertical) e do tailplane (horizontal) e as partes que á ligam à fuselagem, em aviões comerciais isso engloba todas partes de controle de voo (mecânica e hidráulica) atrás do compartimento que segura a pressurização na parte de trás da fuselagem (vide Japan Airlines 123).

2.2.Na parte de trás do estabilizador horizontal temos o elevator, que é um aerofólio móvel que controla o pitch da aeronave no movimento de arfagem, alguns aviões possuem um estabilizador horizontal totalmente móvel. No estabilizador vertical, temos o rudder na parte traseira, usado para o controle de yaw. Na empenagem ficam o cockpit voice recorder, o flight data recorder e o ELT (emergency locator transmitter) por que a parte de trás do avião é mais protegida contra danos.

2.3. Trim

Alguns aviões possuem o sistema de trim, que é um compensador instalado no elevator e no rudder para ajustar as forças necessárias exercidas pelos pilotos em tais superfícies. Podem ser do tipo: Trim tab, uma pequena parte no final do elevator que muda as cargas sobre o mesmo; Stab trim, que muda o ângulo de ataque de todo estabilizador horizontal.

2.4. Fuselage mounted type.

Tipo comum de empenagem, instalado na maioria das aeronaves.

[pic 1]

2.5. Cruciform type.

O estabilizador horizontal é colocado no meio do estabilizador vertical, usado para manter o tailfin fora da esteira de turbulência do motor.

[pic 2]

2.6. T-tail type.

O estabilizador horizontal é colocado no topo do estabilizador vertical, tem todas características do cruciform type e ainda tem uma razão de planeio melhor, porém é mais fácil de entrar em parafuso chato e mais difícil de se recuperar em stall.

[pic 3]

2.7. Flying tailplane type

O estabilizador horizontal é inteiramente móvel, porém possui uma eficiência melhor em altos números mach, garante uma controlabilidade absurdamente grande.

[pic 4]

2.8. 737

No estudo do manual e artigos sobre reparos da empenagem da aeronave Boeing 737, foi possível averiguar como o mesmo funciona e sua importância. A empenagem é a estrutura do avião feita pela parte terminal da fuselagem e estabilizadores verticais e horizontal, incluindo o rudder, estrutura móvel fixada no estabilizador vertical que controla o movimento do avião para a esquerda ou direita e o elevator que é estrutura móvel fixada no estabilizador horizontal que controla o movimento do avião para cima ou para baixo. Ela permite ao piloto o controle do avião nos eixos longitudinal e vertical e assim tornando o avião aeronavegável.

Em suas primeiras versões o Boeing 737 tinha sua empenagem produzida via a utilização de ligas de Alumínio, material amplamente usado em diversos meios devido a sua grande abundancia na crosta terrestre e por suas características como leveza, condutividade elétrica, resistência á corrosão e baixo ponto de fusão, além de um baixo custo de reciclagem.

Com o avanço da tecnologia começou a era de implementar materiais compostos  e honeycomb na fabricação dos aviões, o material composto é produzido pela união de dois ou mais materiais, formando algo mais leve e mais resistente e o honeycomb é uma estrutura natural ou artificial que tem geometria de um favo de mel para permitir minimização de material usado assim reduzindo a massa do avião e com um custo menor e com grande resistência.

[pic 5][pic 6]

Figura 1: Estabilizador horizontal                        Figura 2: Estabilizador vertical

2.9 Esforços

Durante um voo, as superfícies de voo devem resistir aos esforços de torção, tração, compressão, cisalhamento e flexão.

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

Figura 3: torção         Figura 4: tração e compressão    Figura 5: cisalhamento Figura 6: flexão

Um evento de dano comum à empenagem é o TailStrike, que é um evento onde ocorre a colisão da extremidade da parte traseira do avião com o solo/pista, geralmente devido a aplicação de comandos bruscos a aeronave durante decolagem ou pouso. Tal incidente geralmente não traz risco a tripulantes e passageiros, porém pode acabar dando grandes prejuízos aos operadores que irão arcar com as perdas financeiras. Caso ocorra um tailstrike e o mesmo não seja reparado devidamente,  em um futuro próximo ele pode acabar sendo um fator contribuinte para falhas estruturais mais sérias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (474 Kb)   docx (373.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com