TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de operação e manutenção em aeronaves

Por:   •  7/8/2015  •  Exam  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 5

1. Leia o caso a seguir, para responder a questão proposta.

Você foi contratado como gestor de uma empresa de serviços aéreos especializados, a Táxi Aéreo Seringueira, que atua na região do Juruá, com voos para cidades do interior do Acre e parte do Amazonas.

A Seringueira é a única da região que é reconhecida e homologada pela ANAC para oferecer transporte de carga, passageiros e aero médico (UTI móvel). A maioria dos municípios atendidos só tem conexões logísticas por via aérea ou fluvial.

Sendo assim, como você definiria a missão, visão e valores desta empresa? Explique. (3,0 pontos)

R. O fato de ser a única empresa de serviços aéreos a operar em Juruá e ainda levando-se em conta a operação remota característica da região amazônica, onde o aspecto da rapidez do transporte aéreo presta também um papel social na comunidade, além da rigorosa segurança operacional necessária, devido ao inóspito ambiente de atuação, tudo isso pode e deve ser refletido no DNA da empresa. Portanto, poderíamos ter as seguintes definições;

Missão

Estar sempre pronta a transportar com segurança e eficiência, atendendo as expectativas e necessidades de seus clientes.

Visão

Ser reconhecida pela segurança operacional, confiabilidade e qualidade de suas operações.

Valores

Comprometimento social, retidão, presteza e satisfação do cliente.

2. A partir de nossa discussão a respeito de como gerir a manutenção de uma frota de aeronaves de uma empresa aérea, pesquise nos regulamentos e descreva quais são as responsabilidades (mudado para requisitos após Mural em 8/8) requeridas:

a) por um Diretor ou gerente de manutenção. (1,5 ponto)

R. De acordo com o RBAC 119.67 - Pessoal de administração: qualificações para operações conduzidas segundo o RBAC 121, Para atuar como Diretor ou Gerente de Manutenção segundo 119.65 uma pessoa deve:

(1) ser engenheiro aeronáutico registrado junto ao CREA/CONFEA ou ser engenheiro mecânico registrado junto ao CREA/CONFEA para exercer atividades de direção de serviços técnicos referentes a aeronaves, seus sistemas, seus equipamentos e seus serviços afins e correlatos.

(2) conhecer o conteúdo das seções de manutenção do manual e das especificações operativas do detentor de certificado e das provisões aplicáveis deste regulamento necessárias à execução adequada de suas obrigações. Ainda de acordo com o RBAC 119.65 (d) As pessoas que servem nas posições requeridas ou aprovadas segundo os parágrafos (a) ou (b) desta seção e quaisquer outros em uma posição exercendo controle sobre operações conduzidas segundo o certificado da empresa devem:

(1) ser qualificado através de treinamento, experiência e perícia;

(2) na extensão de suas responsabilidades, demonstrar entendimento das seguintes matérias no que diz respeito às operações de detentor de certificado:

(i) padrões de segurança em aviação e práticas operacionais seguras;

(ii) os Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil - RBAC;

(iii) as especificações operativas do detentor de certificado;

(iv) os requisitos aplicáveis de manutenção e de aeronavegabilidade contidos na legislação; e

(v) o manual requerido pelo RBAC 121.133;

Seguindo ainda o RBAC 119.65 (e) Cada detentor de certificado deve:

(1) estabelecer nas provisões de política geral do manual requerido pelo RBAC 121.133 os deveres, responsabilidades e autoridade do pessoal requerido pelo parágrafo (a) desta seção;

b) Por um Inspetor Chefe. (1,5ponto)

R. De acordo com o RBAC 119.67 - Pessoal de administração: qualificações para operações conduzidas segundo o RBAC 121, Para atuar como Inspetor Chefe segundo 119.65(a) uma pessoa deve:

(1) ser habilitado como em (d)(1), ou:

(i) mecânico de manutenção aeronáutica, habilitado pela ANAC nos grupos células e grupo motopropulsor, há pelo menos 3 anos contínuos no exercício de atividades variadas de manutenção de grandes aviões, dos quais pelo menos 1 ano como inspetor de manutenção ou de aeronavegabilidade;

(ii) técnico de nível superior registrado junto ao CREA/CONFEA para exercer atividades referentes a aeronaves, seus sistemas e seus componentes, há pelo menos 3 anos contínuos no exercício de atividades variadas de manutenção de grandes aviões para um detentor de certificado ou empresa de manutenção aeronáutica;

(2) conhecer o conteúdo das seções de manutenção do manual e das especificações operativas do detentor de certificado e das provisões aplicáveis deste regulamento necessárias à execução adequada de suas obrigações.

Ainda de acordo com o RBAC 119.65 (d) As pessoas que servem nas posições requeridas ou aprovadas segundo os parágrafos (a) ou (b) desta seção e quaisquer outros em uma posição exercendo controle sobre operações conduzidas segundo o certificado da empresa devem:

(1) ser qualificado através de treinamento, experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com