TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA E MANUTENÇAO DE AERONAVES

Por:   •  30/9/2021  •  Artigo  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

Influência humana na aviação

Resumo: Nesse artigo iremos verificar o quanto é de responsabilidade e deveres dentro do acidente da companhia aérea LAPA no voo 3142, as atuações dos pilotos e supervisores dentro do acidente mostrando o quanto previamente podia ser evitado ou alterado sua forma de atuar.

Palavras-chave: LAPA. RESPONSABILIDADE. VOO3142.

Abstract: In this article, we will verify how much responsibility and duties are involved in the LAPA airline accident on flight 3142, the actions of the pilots and supervisors within the accident, showing how much could be previously avoided or changed their way of acting.

Keywords: LAPA. RESPONSIBILITY. FLIGHT3142.

1 Introdução

O transporte aéreo apesar de ser um dos meios de transporte mais seguros do mundo ainda está sujeito a falhas operacionais, como tudo em que se encontra a atuação de um ser humano, pode ocorrer erros.

Uma empresa deve sempre se preocupar em observar o todo como um plano geral e com mais ênfase onde se nota ocorrências de problemas, note-se que como exibido no filme “Whiskey, Romeo, Zulu” os problemas com a diretoria e gestão da empresa é comentada pelo funcionário, onde ele nota que a problemas na operação, porém é ignorado pela sua supervisão.

A empresa esta muito focada na imagem que ela quer passar e em se beneficiar economicamente, mesmo com os pilotos informando que os alarmes estavam informando irregularidades por diversas vezes, eles seguem fazendo preção para que atuem como se não houvesse nada de errado com as aeronaves.

2 Desenvolvimento

Com os depoimentos apurados é notado que os comandantes são tendenciosamente levados a ignorar os problemas que as aeronaves estão apresentando como se não fosse nada demais, a insatisfação com a empresa faz com que eles cada vez mais relaxem com os procedimentos obrigatórios e se desapeguem a segurança do voo.

No voo 3142 da LAPA em 1999 a princípio não se entende como o piloto não entendeu o alerta que estava soando, mas apenas a inaptidão do piloto não é tudo que deveríamos observar, indo a fundo podemos entender o que levou aquele comandante cometer esse erro mesmo após o alarme soar.

Quando vamos verificar, vemos diversos erros, a empresa sabendo que ele estava com sua habilitação vencida deixou ele continuar voando pode se observar também que o piloto que já estava a dois anos sem tirar férias e mesmo assim ele não foi afastado de suas atividades regulares.

Seria simplificar demais colocar a culpa apenas no piloto como é colocado nos primeiros laudos finais de investigação, todo o sistema da empresa proporcionou um ambiente hostil onde os comandantes não se sentiam confiantes e com autonomia para identificar se a aeronave poderia voar ou não, sempre tendendo a voar mesmo com possíveis problemas.

Tirar a responsabilidade da empresa pelos atos que ocorreram seria negligenciar o contexto em que o piloto estava envolvido, negligenciar a falta de atuação das forças aéreas na companhia ou as denúncias que já haviam sido feitas para a companhia que foram completamente ignoradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com