TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Expansão mundial da economia

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.435 Palavras (18 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 18

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TQC E ISO 9001.

Suelen de Oliveira Chies

Acadêmica do curso de Engenharia de Produção da Universidade UNILASALLE.

(suelen.chies@outlook.com)

Juliane Silveira Freire da Silva

 Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade UNILASSALE. (juliane.freire@gmail.com)

 22 de maio de 2017.

RESUMO

        A expansão mundial da economia resultou em um fenômeno conhecido como globalização, que significa um universo de diversidades e vem obtendo avanços através dos desenvolvimentos tecnológicos, desta forma, surge a competição entre os diversos setores da economia, a competitividade é um fator de extrema importância para o sucesso das organizações, devido a isso a abordagem e a implantação de programas voltados para a qualidade são diferenciais e resultam em uma ampla vantagem competitiva na obtenção de participação no mercado consumidor.

        Na busca incessante pela excelência, surgem como solução para diminuir custos e melhorar os índices de qualidade, a implementação de técnicas voltadas para a melhoria contínua, tais como: o Controle da Qualidade Total (TQC) e ISO 9001. A organização em questão pode optar por implementar o TQC e a ISO 9001 de forma separada ou em conjunto, no entanto, seja qual for a decisão, acarretará inúmeros desafios e a necessidade de uma equipe especializada em coordenar estes projetos.

O presente artigo tem por objetivo, apresentar um estudo comparativo entre a ISO 9001 e o Controle da Qualidade Total (TQC), abordando seus respectivos conceitos, objetivos, vantagens, desvantagens, e as formas de implantação. Para tal finalidade, foram realizadas leituras em livros, artigos e pesquisas na internet, a fim de obter os conhecimentos e argumentos necessários para abordar de forma argumentativa o assunto em questão e atingir o objetivo do presente artigo.

Palavras-chave: Globalização, Qualidade, ISO 9001, TQC.

ABSTRACT

The global expansion of the economy has resulted in a phenomenon known as globalization, which means a universe of diversities and has been making advances through technological developments. In this way, competition among sectors of the economy arises, competitiveness is a factor of extreme importance for the success of organizations, due to that the approach and the implementation of programs oriented to the quality are differential and result in a wide competitive advantage in obtaining participation in the consumer market.

In the incessant search for excellence, a solution to reduce costs and improve quality indices, the implementation of techniques for continuous improvement, such as: Total Quality Control (TQC) and ISO 9001. The organization in question can choose for implementing TQC and ISO 9001 separately or together, however, regardless of the decision, will entail numerous challenges and the need for a specialized team to coordinate these projects.

The present article aims to present a comparative study between ISO 9001 and Total Quality Control (TQC), addressing their respective concepts, objectives, advantages, disadvantages, and ways of implementation. For this purpose, readings were made in books, articles and researches on the Internet, in order to obtain the knowledge and arguments necessary to approach in a positive way the subject in question and to reach the objective of the present article.

Keywords: Globalization, Quality, ISO 9001, TQC.

  INTRODUÇÃO

        A instabilidade na economia e no mercado consumidor, seja em nível mundial ou nacional, levou as empresas a buscarem novas formas de minimizar custos e alavancar os níveis de qualidade, unindo as duas práticas, obtém-se uma qualidade satisfatória com a utilização de poucos investimentos, que por sua vez é o objetivo de qualquer Organização que vise obter altos retornos lucrativos. A partir destas necessidades, surge a implementação de iniciativas, tais como: TQC (Controle da Qualidade Total) e ISO 9001.

        A norma ISO 9001 consiste na certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade e definição dos requisitos para a implantação do sistema. Este documento abrange diversas ferramentas de padronização, cujo foco principal é identificar e atender as necessidades dos clientes. O TQC é uma abordagem para melhorar a competividade, a eficácia e a flexibilidade da Organização. Está associada à forma de planejar, compreender, organizar e designar as tarefas que dependem de cada colaborador, em todas as esferas da empresa.

Desta forma, o desenvolvimento deste artigo visa responder as seguintes questões: Quais as diferenças e semelhanças entre ISO 9001 e TQC? Como uma das iniciativas pode servir de reforço na implementação da outra?

O presente estudo tem como objetivo central detalhar as diferenças e semelhanças entre a ISO 9001 e TQC, descrever as vantagens e desvantagens das duas práticas, abordar as definições de ambos os conceitos, verificar e analisar suas implementações e por fim abordar a sua interligação. O artigo será desenvolvido em quatro partes fragmentadas, são elas: introdução, fundamentação teórica, metodologia e por fim a conclusão, onde serão tratados de forma detalhada os conceitos descritos anteriormente.

        

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. DEFINIÇÃO DE QUALIDADE

Segundo JURAN a qualidade não é luxo, excelência e nem perfeição. É a capacidade de o serviço cumprir uma missão. Qualidade é adequação ao uso. O autor defende a ideia de que esta adequação divide-se em duas direções diferentes, são elas: (a) Características que satisfazem as necessidades dos clientes e (b) Ausência de falhas. O item (a) ressalta a importância das Organizações tornarem-se aptas para aumentar a satisfação dos clientes internos e externos, canalizar um maior número de cooperados e fixar preços diferenciados no mercado consumidor. Já o item (b) diz respeito a redução nas insatisfações dos colaboradores, redução e eliminação de desperdícios desnecessários e maximização dos lucros obtidos através da inserção no mercado.

A preferência do cliente pelos produtos ou serviços de uma determinada Organização restringe-se a um conjunto de características de qualidade que agregam valor aos produtos/serviços e que ultrapassam a ausência de falhas. Desta forma é possível afirmar que todas as organizações, direta ou indiretamente, visam atender as necessidades dos clientes, colaboradores, acionistas e a sociedade a qual está inserida. Esta satisfação pode ser resumida nos seguintes termos de qualidade: Qualidade intrínseca; Custo; Entrega/Atendimento; Moral e Segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (283.8 Kb)   docx (72.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com