TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FAESA CENTRO UNIVERSITÁRIO

Por:   •  17/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 5

     FA-DIF-005

[pic 1]                                                                         

FAESA CENTRO UNIVERSITÁRIO

Unidade:                                                         Curso: ENGENHARIA DE PRODUÇÂO                               Natureza da atividade: Atividade avaliativa em grupo

Disciplina: Processos de Produção                        Professor: Jetson Lemos Ferreira                                                                                  Nota:

Nome do Aluno:    PEDRO HÉLIO NASCIMENTO                           Turma:                                              Data:        /        /        

1) O processo de conformação mecânica propicia a mudança de forma de materiais e é bastante empregado pela indústria metal-mecânica para a confecção de peças. Cite quatro dos processos de conformação mecânica e indique quais são os principais critérios para a escolha do processo a ser utilizado.

- LAMINAÇÃO: conjunto de processos em que se faz o material passar através da abertura entre cilindros que giram (tipo massa de pastel), reduzindo a seção transversal. A utilização desse método é indicado para obtenção de placas, chapas, barras de diferentes seções, trilhos, perfis diversos, anéis e tubos

- FORJAMENTO: conformação por esforços compressivos fazendo o material assumir o contorno da ferramenta conformadora, chamada matriz ou estampo. Indicado para fabricação de moedas, parafusos, âncoras e virabrequins por exemplo.        

- TREFILAÇÃO: redução da seção transversal de uma barra, fio ou tubo, “puxando-se” a peça através de uma ferramenta (fieira ou trefila) em forma de “funil”. É o processo comum para obtenção de fios de todo tipo.

 - ESTAMPAGEM: O material é conformado plasticamente a fim de se obter o formato da peça final e neste caso não pode absolutamente sofrer ruptura. Utilizado para produção de peças rasas, tipo portas ou capô de um carro

2) A escolha da temperatura de processamento é fator crítico para o sucesso dos processos de conformação mecânica. Elevadas temperaturas favorecem a ocorrência de fenômenos restaurativos microestruturais, que acarretam o amaciamento do material. Como se define o trabalho a quente ou a frio?

A conformação a quente é feita com temperatura acima da temperatura de recristalização, logo acima dessa temperatura a estrutura cristalina dos metais se restaura, durante (restauração dinâmica) ou logo após (restauração estática), da deformação sofrida.

Na conformação a frio temos como vantagem um melhor acabamento do produto final, e o material da peça fica encruado. Isso ajuda a aumentar a resistência mecânica, mas diminui a ductilidade.

3) Cite duas vantagens e desvantagens do trabalho a quente.


-  Menos gasto de energia;

- Desnecessário tratamento térmico, pois a estrutura cristalina dos metais se restaura da deformação sofrida.

4) Durante o processo de conformação mecânica ocorre o fenômeno de encruamento, que consiste no endurecimento do material concomitantemente com a deformação. Como o encruamento influencia nas propriedades mecânicas do material durante a deformação elástica e no decorrer da deformação plástica?

Durante o encruamento (trabalho a frio), a deformação plástica realizada abaixo da temperatura de recristalização causará o aumento de discordâncias na estrutura cristalina e consequentemente o aumento de resistência do metal. Resumindo: é o aumento do limite elástico do material (resistência a tração) por deformação plástica.

5) O processo de deformação plástica é influenciado por fatores tais quais a temperatura e a velocidade de deformação (taxa de deformação). Caso do aumento do valor absoluto desses fatores, qual a consequência no comportamento do material durante deformação plástica/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (339.9 Kb)   docx (304 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com