TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.707 Palavras (11 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS

CURSO DE TECNOLOGIA DE GESTÃO DA PRODUÇÃO

ELSON NASCIMENTO DE MENEZES

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

MANAUS

2017

ELSON NASCIMENTO DE MENEZES

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Trabalho apresentado à disciplina de Gestão Ambiental, ministrado pelo Prof. Msc. Luís Felipe como parte de nota parcial de graduação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção da Faculdade Metropolitana de Manaus.

MANAUS

2017


RESUMO

A forma de se obter uma qualidade mais efetiva nas empresas é através do desenvolvimento de diversas ferramentas que servem para auxiliar o desenvolvimento do profissional a compreender os problemas que ocorrem no seu dia-a-dia e a encontrar soluções adequadas para os mesmos.

Essas ferramentas podem ser chamadas de ferramentas básicas da qualidade por serem de uso geral na identificação e análise de problemas. São o fluxograma, folha de verificação, gráfico de pareto, o diagrama de causa e efeito, histograma, carta de controle e o gráfico de dispersão.

Existe também algumas ferramentas auxiliares que complementam as ferramentas básicas o brainstorming, a técnica nominal de grupo, os diagramas de apresentação, análise de forças de campo, check list e a análise de capacidade de processos.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2. REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1 Diagrama de causa e efeito        6

2.2 Diagrama de Pareto        7

2.2 Histograma        7

2.4 Fluxogama        9

2.6 Carta de Controle        11

2.7 Folha de Verificação        12

2.8 Ferramentas Auxiliares        13

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

4. REFERÊNCIAS        16


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo das ferramentas básicas da qualidade é conscientizar o profissional à aprender a trabalhar preferencialmente com a utilização de dados, a primeira vista esse tipo de postura não reprime a criatividade mais serve para auxiliar no desenvolvimento das informações reais sobre a causa dos problemas deste modo fica mais claro encontrar uma solução para melhora dos resultados.

O desenvolvimento do trabalho através de dados em muitas das vezes se torna um desafio: Como coletá-los? Como organiza-los? Como usa-los?. Através das ferramentas básicas se torna mais simples e de fácil utilização a resolução dos problemas encontrados.

As ferramentas podem ser usadas isoladamente, mais os melhores resultados serão obtidos com uma abordagem sistematizada de solução de problemas, é necessário saber administrar o esforço coletivo na solução de problemas e na busca da melhoria da qualidade. Deve se estimular o trabalho em equipe para que haja uma interação entre as pessoas, através de opiniões o uso intensivo pode representar a melhoria no ambiente de trabalho e para redução de custos operacionais.

As empresas independentemente de sua área de atuação buscam incansavelmente a melhoria de seus processos produtivos existe muita competitividade no mercado e com clientes cada vez mais exigentes e as legislações locais mais restritas em relação a qualidade dos produtos e serviços isso faz com que essas organizações procurem se estruturar cada vez mais para qualificar ainda mais o seu trabalhador.

Este trabalho tem algumas ferramentas básicas da qualidade que possam ser utilizadas nas empresas com o intuito de fazer com que o seu produto obtenha um nível de qualidade excelente que satisfaça os seus clientes.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Diagrama de causa e efeito

Permite que um grupo identifique, explore e elabore com detalhes todas as causas possíveis de um problema para descobrir a verdadeira causa – raiz.

Este diagrama de causa e efeito foi elaborado para representar a relação entre o EFEITO e todas as possibilidades de CAUSA é também conhecido como ´´Diagrama de Ishikawa``, foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa na Universidade de Tóquio, em 1943 foi observado que através desta ferramenta nem todos os problemas pudessem ser solucionados mais ao menos 95% poderia ser e qualquer trabalhador do processo fabril poderia utilizar 

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

   

causa                      causa                            causa[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

 causa                                                             causa                  [pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]

[pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31]

        [pic 32][pic 33]

             [pic 34][pic 35][pic 36]

        O diagrama de Ishikawa é desenhado para mostrar as várias causas que afetam um processo, através de categorias: método, máquina, medição, meio ambiente, material e mão de obra desta forma é feita a lista das possíveis causas e as mais prováveis são identificadas e selecionadas para uma melhor analise. Ao examinar cada causa devem ser levados em consideração desvios de normas ou padrões que tenham sidos modificados para eliminar a causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (292.9 Kb)   docx (87.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com