TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS

Por:   •  15/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.865 Palavras (16 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 16

Diocese Barra do Piraí – Volta Redonda

Paróquia São Paulo Apóstolo – Volta Redonda

 

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS

 

      

Catequista: agente de evangelização

  

1.   Catequista: chamado e enviado por Jesus.

 

Cristo escolhe e chama uma equipe de catequistas. Durante três anos se dedica a prepará-los, instruí-los para o mundo com uma missão específica. Deviam ser firmes, exemplares na fé. Não escolheu os mais fortes e sábios. Conhecia-os pelo nome. Sabia de suas fraquezas, dos seus limites, mas mesmo assim depositou toda sua confiança que eles dariam continuidade a sua missão evangelizadora.

Os primeiros catequistas são chamados de apóstolos. A palavra “apóstolo” quer dizer enviado, mensageiro, missionário; também significa embaixador, testemunha de Cristo e do Evangelho. São os pregadores de Cristo, de sua mensagem e ressurreição. Foram os primeiros catequistas, chamados, preparados e enviados, pela força do Espírito do Senhor a fazer conhecida por todo o mundo a  Boa Notícia do amor do Pai pelos homens trazida e realizada em Jesus Cristo.

Aqueles catequistas escolhidos por Jesus, formavam o grupo, equipe de amigos de Jesus, fazem parte da comunidade dos seguidores de Jesus. Jesus os conhecia um por um os seus apóstolos. Contou-lhes tudo o que tinha no coração, até os segredos mais íntimos, para que eles também o conhecessem de forma profunda. Desse conhecimento deveria vir o amor e a fidelidade a Jesus e a missão evangelizadora.

Não foram tirados do mundo para receberem instruções, foram instruídos em meio ao mundo. Jesus ensina que  o catequista deve viver a situação do povo, as crises, gritos, angústias, alegrias, aspirações.

Foram escolhidos, chamados e enviados a serem testemunhas e anunciadores da Boa Notícia do amor misericordioso do Pai pelos homens, vivido em todas suas dimensões em Jesus Cristo, o Senhor Ressuscitado.

O Senhor Jesus Cristo, Mestre e formador dos discípulos, convida homens e mulheres, de forma especial, a segui-lo com a missão de catequizar. Este chamado pessoal de Jesus Cristo e a relação de amor profundo com ele são o verdadeiro motor da ação de um catequista. É desse conhecimento amoroso, apaixonado de Cristo que jorra o desejo de anunciá-lo, de evangelizar e de levar outros ao sim da fé em Jesus Cristo.

Se você se sente chamado, este é o seu sacerdócio. Em Jesus, você está sendo mediador, de levar tantos irmãos a encontrar o caminho de comunhão com seu Deus único e verdadeiro.

Pensemos um pouco nas características dos catequistas ontem e também de hoje para que possamos chegar à decisão se queremos fazer parte desta equipe de amigos, discípulos de Jesus:

 

1.  Enviados a pregar, sem reservas e com renúncias: Lc 10,1-7.

2.  Missão de ser sal da terra e luz do mundo: Mt 5,13

3. Passar por tudo que o Mestre passou: Mt 10,25;  Jo 15,18-20.

4. Seguir o Mestre no caminho do sofrimento, carregando a cruz todos os dias: Lc 14,26s; Jo 8,31s.

5.  Reconhecido pela prática do amor mútuo: Jo 13,35s.

6.  Se for fiel, recompensa no Reino dos céus: Mt 19,28; Lc 22,28-30.

Perguntas:                  

1.  A partir do texto acima, você já parou para pensar na seriedade do ministério de catequistas? Converse com seus colegas sobre isto.

2. Você, como os apóstolos, se sente chamado a estar com Cristo e como ele anunciar o Evangelho pela palavra e pela vida?

3.  Você já parou para se perguntar se você conhece a Jesus de forma autêntica e profunda?    

 

2.       A catequese na missão evangelizadora da Igreja.

 

2.1.       Evangelizar: razão fundamental do ser Igreja.

 

A  Igreja existe para evangelizar. Esta é a razão fundamental da existência da Igreja de Cristo. Evangelizar é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade, em qualquer meio. E a partir de dentro transformá-la e tornar nova a própria humanidade. O mandato missionário-catequético de Jesus comporta vários aspectos intimamente interligados: “proclamai” ( Mc 16,15), “fazei discípulos meus” (Mt 28,19-20), “ sereis minhas testemunhas” (At 1,8), “batizai” (Mt 28,19), “ fazei isto em minha memória” (Lc 22,19), “ amai-vos uns aos outros” (Jo 15,12). No processo de evangelização deixado por Jesus encontramos os seguintes passos: anúncio, testemunho, ensinamento, sacramentos, amor ao próximo, fazer discípulos. Este processo é uma via, um meio, um caminho para a transmissão do único Evangelho, e constituem os elementos da evangelização. Para que uma catequese seja realmente evangelizadora o catequista tem que saber percorrer bem esta via, articulando bem seus elementos.

O decreto conciliar Ad Gentes esclarece bem a dinâmica deste processo evangelizador: testemunho cristão, diálogo e presença da caridade (11-12), anúncio do Evangelho e chamado à conversão (13), catecumenato e iniciação cristã (14), formação da comunidade cristã por meio dos sacramentos e dos ministérios (15-18).

 

A Igreja, e nela nós catequistas - evangelizadores, impulsionada pela caridade, impregna e transforma toda a ordem temporal, assumindo e renovando; dá testemunho, entre os povos, do novo modo de ser e de viver que caracteriza os cristãos; proclama explicitamente o Evangelho, mediante o “primeiro anúncio”, chamando a conversão; inicia na vida cristã, mediante a “catequese” e os “ sacramentos da iniciação” os que se convertem a Jesus Cristo; alimenta constantemente o dom da comunhão nos fiéis mediante a educação permanente da fé, os sacramentos e a prática do amor; suscita continuamente a missão, enviando todos os discípulos de Cristo a anunciarem o Evangelho por  palavras e prática de vida.   

 

 

O processo de evangelização está estruturado em etapas:

a.  a ação missionária para os não-fiéis e para aqueles que vivem na indiferença religiosa.

b.  a ação catequética e de iniciação para aqueles que optam pelo Evangelho e para aqueles que necessitam completar ou reestruturar a sua iniciação.

c.  a ação pastoral para os fiéis cristãos já maduros, no seio da comunidade cristã. 

 

2.2.       Catequese: instrumento da transmissão da fé.

                            

Catequese é chamada de o conjunto de esforços empreendidos na Igreja  para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que, por meio da fé, tenham a vida em nome dele,  para  educá-los e instruí-los nesta vida, e assim construir o corpo de Cristo. Sendo a catequese uma educação das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã. A catequese deve estar articulada com os elementos da missão pastoral da Igreja: primeiro anúncio do Evangelho ou pregação missionária para suscitar a fé; busca das razões de crer; experiência de vida cristã; celebração dos sacramentos; integração na comunidade eclesial; testemunho apostólico e missionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com