TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDI DI BIASE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTE

PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ACADÊMICOS - PROAC

CURSO: _Engenharia Civil_____________________________

DISCIPLINA: MTEP        

ALUNO (A):Mayra Dalva Ribeiro da Silva

Faça download deste arquivo, responda as questões e poste no ícone correspondente à tarefa.

Cada questão equivale a 0,2 no valor total da tarefa (1,0 ponto)

QUESTIONÁRIO

1. Quando um indivíduo se apropria de uma produção literária, artística ou científica, seja a obra inteira ou parte dela, ou ainda uma ideia atribuindo a si próprio sua autoria, então dizemos que ele cometeu um “plágio”. Explique as situações acadêmicas em que a cópia é considerada PLÁGIO.

   Quando copiamos integralmente ou parte de um trabalho acadêmico, de uma publicação, ou ainda de qualquer obra literária ou artística sem a devida referência, estamos cometendo o crime de plágio e provocando diversas situações de conflitos, principalmente no campo da ética.

 

2. O crime de plágio provoca diversas situações de conflitos, principalmente no campo da ética. É necessário que se conheça mais sobre este problema tão comum nas universidades brasileiras e internacionais, para que seja possível combatê-lo. Defina os tipos de plágio:

  1. Plágio “integral” quando a obra/texto é inteiramente copiada;

  1. Plágio “parcial” quando se faz o famoso “recorte e cole”, isto é, quando se faz cópias de frases e parágrafos dos textos
  1. Plágio “conceitual” quando a ideia expressa é copiada de forma distinta do original.

3. Em que situações a reprodução não se constitui ofensa ao “direito autoral”?

 Na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos; Em diários ou periódicos, de discursos pronunciados em reuniões públicas de qualquer natureza; De retratos, ou de outra forma de representação da imagem, feitos sob encomenda, quando realizada pelo proprietário do objeto encomendado, não havendo a oposição da pessoa neles representada ou de seus herdeiros; De obras literárias, artísticas ou científicas, para uso exclusivo de deficientes visuais, sempre que a reprodução, sem fins comerciais, seja feita mediante o sistema Braille ou outro procedimento em qualquer suporte para esses destinatários.

4. Os autores possuem direitos de autoria sobre as suas produções intelectuais, entretanto, esses direitos deixam de ter validade sob condições especiais também previstas na Lei nº 9.610/98, como é o caso das obras de “domínio público”. O que caracteriza uma obra como “domínio público”?

 A noção de domínio público decorre da noção de que quando um autor produz uma obra, não produz apenas para si ou para seus herdeiros, mas também, para toda a humanidade, passando a pertencer à coletividade, pois se trata de uma herança cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com