TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ferramenta da Qualidade

Por:   •  1/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE PESQUISA

 

ESTUDO DE CASO: A IMPLEMENTAÇÃO DAS NOVAS DIRETRIZES

CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI – UFSJ

 

 

Relator: Daniel de Souza Fonseca (danielfonseca3110@gmail.com)

IES: Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ

 

 

INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa pretende demonstrar como será feita a implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia na Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ. Divulgadas pelo Conselho Nacional de Educação em Engenharias e homologadas pelo Ministério da Educação em 24 de abril de 2019, tais mudanças abordam a aplicação de conteúdos de engenharia com foco na inovação, incentivando a interdisciplinaridade dentro dos cursos, para que as atividades curriculares sejam compartilhadas nas diversas áreas da engenharia, contudo, sem abrir mão da formação básica sólida. As novas diretrizes curriculares apresentam um conjunto de competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo do curso, como: visão holística, inovação, empreendedorismo, solução de problemas, cooperação, adoção de perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática.  

Segundo Vanderli Fava de Oliveira, presidente da ABENGE - Associação Brasileira de Educação em Engenharia, essa discussão está em pauta há sete anos, quando as comparações entre as diretrizes dos cursos de engenharia do Brasil com as diretrizes de países desenvolvidos começaram a gerar insatisfação. Ainda segundo Vanderli, a atualização pretende atender as necessidades das empresas, que questionam o quê o engenheiro vai fazer com tudo que aprendeu, pontuando: “o que se quer é que o aluno, além de aprender, saiba fazer”.  

Observa-se que o perfil do discente atual é dinâmico, desafiando paradigmas das metodologias de ensino. Devido à alta velocidade em que as informações são compartilhadas, é notória a frustação dos estudantes em aprender ideologias e técnicas ultrapassadas, que não correspondem às demandas do mercado de trabalho atual, resultando na necessidade de inúmeros cursos extras-curriculares pouco acessíveis financeiramente. Compreender o processo de aprendizado do estudante têm motivado o desenvolvimento e aplicação de diversas teorias pedagógicas por professores e coordenadores, nas últimas décadas (SMITH et al., 2013).

 

OBJETIVO

É de interesse geral desse projeto compreender como a organização didático-pedagógica da Universidade Federal de São João del-Rei pretende conduzir a adaptação das atividades docentes, quais seriam as dificuldades para a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Objetiva especificamente, elucidar se a grade curricular oferecida promove de fato o aprendizado prático e inovador do profissional engenheiro.

METODOLOGIA

Metodologicamente, a partir das ações rumo à implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia pela UFSJ, será realizado um estudo de caso. Para tanto, haverá a aplicação de entrevistas estruturadas nas três vertentes de interesse quanto ao assunto: docentes dos cursos de engenharia, seus discentes e futuros possíveis empregadores dessa área de atuação. Tais dados serão coletados durante o período estipulado pelo MEC para adaptação das IES – Instituições de Ensino Superior, correspondente a 3 (três) anos contados a partir de 24 de abril de 2019. É cabível também, a participação de reuniões e eventos que abordem assuntos concomitantes a esta pesquisa, para coletar hipóteses e propostas que impactem positivamente o andamento do processo de atualização como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com