TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Pedagógica - Matemática

Por:   •  17/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO: Formação Pedagógica - Matemática

ACADÊMICO: João Gabriel Moreira da Silva                                                                                  

DISCIPLINA: Introdução ao Cálculo

PROF: Roseane Almeida da Silva

Data: 17/03/2023                                 

PRÁTICA PROFISSIONAL

Prática - Elaborar 3 jogos que desenvolvam o raciocínio lógico matemático para trabalhar com jovens dos ensinos finais, 6° ao 9°anos; ou salas de recursos ou multifuncionais dos anos finais do ensino fundamental.

Para isso, usaremos o jogo ESCAPE ROOM, o jogo de Formas Geométricas e o Jogo de Cores e Números.

ESCAPE ROOM 

A abordagem deste jogo consiste na seguinte metodologia: dividir a turma em pequenos grupos. Em seguida, a partir de um sorteio, será sorteada diferentes perguntas na abordagem matemática, por exemplo, continhas, tabuadas, lógica, memorização, raciocínio etc., tudo isso com um tempo estipulado. Cada aluno ficará em uma fase do jogo. O aluno deverá responder à pergunta corretamente para prosseguir nas fases e o grupo conseguir êxito no jogo.

FORMAS GEOMÉTRICAS

No jogo formas geométricas, os alunos serão divididos em pequenos grupos. Para a abordagem dessa metodologia será utilizado as várias formas geométricas, suas respectivas equações para cálculo de área, volume... o mediador fará perguntas envolvendo a temática e a partir disso os grupos deverão indicar corretamente a forma geométrica, o que pede (área, volume, perímetro etc).

CORES E NÚMEROS

Nesta metodologia será elaborado um tabuleiro no estilo do jogo SUDOKU, entretanto, aqui, além de números teremos cores, ou seja, não será possível arranjar números e cores na mesma linha e coluna.

Com a elaboração desses jogos, acredita-se no estímulo do raciocínio lógico dos alunos estudos pois trata-se de metodologias que visam trabalhar nesse aspecto. O mediador estará em constante observação para o melhoramento da metodologia e até mesmo a sua substituição, se for necessário.

        [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com