TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação de Imagens de Ultrassom

Por:   •  9/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Uberlândia[pic 1][pic 2]

FEELT – Faculdade de Engenharia Elétrica

[pic 3]

IMAGENS MÉDICAS I

Professora: Ana Cláudia Patrocínio

Engenharia Biomédica

            Larissa Lourenço                                            11611EBI007

[pic 4]

05/06/2019

AQUISIÇÃO DE IMAGENS ULTRASSOM:

        O processo de formação de imagens utilizando o ultrassom se dá por meio das propriedades da onda mecânica som. Para isso, utiliza-se um transdutor piezoelétrico capaz de tranformar um sinal elétrico em onda mecânica, ele funciona também como receptor utilizando o efeito piezoelétrico reverso e tranformando ações mecânicas em sinais elétricos que serão lidos e renderizados no software após sua aquisição. As ondas emitidas  possuem frequência muito altas as quais o ouvido humano não pe capaz de identificar, chamadas de ultrassom.

As ondas do ultrassom ao entrar em contato com o tecido de interesse produzem fenômenos devido a propriedades das ondas mecânicas, sendo os mais importantes para a formação da imagem a reflexão e a impedância do tecido. A reflexão é a capacidade da onde de ao entrar em contato com um obstáculo não contornável ser refletida de volta para sua direção de origem com mesmo ângulo de incidência e é através desse fenômeno que os sinais da imagem são captados de volta no receptor e processados. Já a impedância dos tecidos é a resistência oferecida pelo tecido à passagem da onda. É essa característica que permite a diferenciação de tecidos, uma vez que é a impedância acústica na interface dos tecidos que permitirá a sua identificação. Ainda é importante ressaltar que quanto maior a diferença dela entre tecidos maior a reflexão na interface e maior será o sinal captado pelo receptor.

Os tecidos ainda podem ser caracterizados por sua ecogeinicidade que é a capacidade de refletir a onda, atenuá-la (efeito de espalhamento e absorção) ou permitir sua passagem, eles podem ser hipocogênicos, isocogênicos, anecogênicos ou hipercogênicos. Outra característica importante do ultrassom é a granulação inerente desse tipo de imagem causado por artefatos chamados speckles, esses vem do fenômeno de dispersão que acontece com a onda ao atravessar diferentes tecidos. Por fim, dois fenômenos que acontecem na imagem de ultrassom são a sombra, faixa da imagem sem sinal devido a absorção da onda por uma estrutura muito densa, e o reforço, aumento da intesidade do sinal refletido devido a presença de uma estrutura pouco densa ou oleosa acima das áreas mais claras.

FORMAÇÃO DE IMAGEM 2D:

Modo A: é usado um trandutor estacionário e após a aquisição dos sinais é feito um gráfico unidimencional da amplitude x tempo (ou distância).

Modo B: exame tipo brilho. Faz a reconstrução da imagem baseada em uma escala de tons de cinza. A cor da estrutura depende da intensidade do sinal que chega no receptor e pode ser mais escura (sinal fraco) ou mais clara (sinal forte). Faz-se uma verredura de uma região específica com o transdutor. Importante ressaltar que a imagem adquirida é uma imagem não planar, ou seja, será reconstruída uma fatia (tomo) da estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com