TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA MANUTENÇÃO

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  2.422 Visualizações

Página 1 de 5

        

Seção 1.1

1 - Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de

Funcionamento das máquinas com base em dados que informam seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e dos equipamentos, além das condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.

A manutenção preditiva é usada para identificar falhas potenciais em um equipamento. Marque a opção que indica a melhor técnica para monitorar equipamento.

e) Análise de vibrações – máquinas rotativas em geral: motores, redutores, compressores, bombas, ventiladores, rolamentos e engrenagens.

2 - A manutenção deve ser organizada de tal maneira que o equipamento ou sistema pare de produzir somente de forma planejada. Quando o equipamento para de funcionar por si próprio, sem uma tática gerencial, estamos diante de uma manutenção não planejada, o que gera custos elevados para o setor produtivo.

Pode-se afirmar, em uma visão ampla, que os equipamentos falham por causa de três fatores básicos. Quais são eles?

c) Falha de projeto, falha na fabricação, falha na utilização.

3 - A formação do quadro de Planejamento e Gestão, bem como do Grupo de Apoio de Engenharia, depende normalmente da ênfase que se quer dar a essas atividades. A distribuição de tarefas e, como consequência, a definição de interfaces dependem também das particularidades das equipes.

A Engenharia de Manutenção é o suporte técnico da manutenção e está dedicada a consolidar a rotina de manutenção e implantar melhorias nos procedimentos. Qual opção seria uma atribuição do setor produtivo da empresa?

a)Aumentar a confiabilidade

Secão 1.2

1-O gestor do setor de automóveis da Pontiac, nos EUA, recebeu uma curiosa carta de reivindicação de um freguês:

[...] Eu posso aparentar que estou maluco, minha família

sempre come sorvete após a última refeição do dia. Temos

este hábito todos os dias, trocando somente o tipo do sorvete,

eu fico responsável por comprá-lo. Toda vez que eu adquiro

sorvete de baunilha, quando volto do estabelecimento para

casa, o automóvel não funciona. Se for outro sabor de sorvete

o carro funciona. Independentemente das brincadeiras, um engenheiro da companhia foi incumbido de resolver a solicitação. Repetiu o mesmo costume do reclamante e comprovou que, de fato, o carro só não ligava quando se comprava sorvete de baunilha. Depois de duas semanas de apuração, o engenheiro descobriu que, quando escolhia sorvete de baunilha, o consumidor gastava menos tempo, porque esse tipo de sorvete estava bem na frente da loja. Verificando o veículo, fez uma nova revelação: como

o prazo de compra era muito menor no caso do sorvete de baunilha, os gases nos dutos de alimentação de combustível não saíam, impedindo que a nova partida fosse imediata. A partir desse fato, a Pontiac mudou o sistema de alimentação de combustível, colocando modificações em todos os modelos a partir da série 99.

O colaborador da empresa realizou as seguintes etapas para encontraruma solução para o problema:

I - Fazer testes e ensaios para confirmar quais são as variáveis relevantes.

II - Constatar a natureza sistemática do problema.

III - Criar hipóteses sobre possíveis variáveis significativas.

Considerando que as etapas I, II e III não estão na ordem em que esses eventos devem ocorrer, marque a opção que exibe a sequência correta.

b) II, III, I.

2- As afirmações, a seguir, caracterizam procedimentos que devem ser executados para a criação de indicadores no setor de manutenção.

1. O gestor de Planejamento e Controle da Manutenção deve criar os indicadores de manutenção começando pelos setores que estão causando mais problemas.

2. Os indicadores de manutenção devem ser colocados na gestão à vista da empresa, com o objetivo de mostrar que todos estão envolvidos no processo.

3. Caso sejam utilizados gráficos, não é interessante que eles sejam padronizados, pois isso causa monotonia na equipe, que sempre vai observar os mesmos dados na mesma configuração.

4. Todo gráfico deve apresentar a meta a ser alcançada.

5. Gráficos de manutenção desatualizados não têm propósito algum no setor e criam uma cultura de descrença nos valores exibidos.

Assinale a alternativa correta:

c) As afirmativas 1, 2, 4 e 5 estão corretas.

3- Benchmarking é uma expressão inglesa que significa níveis de observações utilizados em medições topográficas. Essa expressão foi colocada no vocabulário corporativo pela empresa Xerox, que o definiu como “o processo ininterrupto de medição e confronto entre produtos, serviços e práticas com os mais intensos concorrentes ou com as empresas reconhecidas como líderes”. Benchmarking é uma medida, uma referência, um nível de performance reconhecido como um padrão de sucesso para um processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com