TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE TEMPO

Por:   •  24/2/2021  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

Em gestão do tempo como apoio ao planejamento estratégico pessoal, os autores Estrada, R. J. S., Flores, G. T., & Schimith, C. D. chamam a atenção para a questão da maneira em que a gestão de tempo pode contribuir para o planejamento estratégico pessoal. Embora seja um artigo que aborde as esferas pessoais gerais, essa composição tem como objetivo destacar a sua aplicação para a perspectiva acadêmica.

Faz-se mister entender que o gerenciamento de tempo pode ser compreendido como uma série de ações que envolvem seu uso efetivo para auxiliar na produtividade e na qualidade de vida. Através disso, uma boa gestão desse processo no Ensino Superior resultaria numa melhor organização das demandas pessoais, profissionais e acadêmicas. Ademais, aumentaria a chance de obter resultados esperados e enfrentar as incertezas com mais preparo e equilíbrio.

Os autores desenvolveram uma metodologia do tempo baseada em planejamento, auditoria do tempo, alavancagem do tempo, enquadramento do tempo, planejamento semanal, planejamento diário e priorização. Isto é, se trata da operacionalização das estratégias e táticas, transformando metas de longo prazo em tarefas e compromissos diários, otimizando e priorizando as mesmas dentro de um grau de importância e urgência. Somado a essa sistematização foi criado uma estruturação para implementação do gerenciamento das ações, execução e controle. Assim, tal obra propõe um modelo de Gestão de Tempo para detalhar e sistematizar a implantação do Planejamento Estratégico Pessoal.

Diante disso, existem adaptações fundamentais que os estudantes podem incorporar ao seu cotidiano para administrar melhor o seu tempo, sendo elas: criar um planejamento visual, definir metas diárias, definir prioridades, escolher um local para os estudos, afastar qualquer distração, estabelecer prazos, entre outros. Os desdobramentos dessa adesão consistem em aumentar a sua produtividade, diminuição do estresse, evitar a procrastinação e melhorar sua qualidade de vida e estudo. Deve-se lembrar que existem inúmeras outras práticas que ajudam a melhorar esse gerenciamento, independentemente de quais ações há a necessidade de decisão, disciplina e firmeza de propósito das pessoas que as realizam. Por fim, os autores concluem que há uma necessidade de adaptação, ajuste e personalização do Modelo a cada pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com