TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geometria Espacial

Por:   •  28/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO:

Pretende-se neste trabalho acadêmico explicar o assunto de Geometria Plana, além de apresentar os conceitos, sua história, suas figuras e formulas de acordo com as figuras assim apontadas. Dentre as figuras que será demonstradas estará: primas (cubo, paralelepípedo), pirâmide, cone, cilindro e esfera.

Este estudo sobre Geometria Espacial teve como iniciativa Pitágoras e Platão com o estudo da Metafísica e da religião, contudo os estudos sobre Geometria Espacial permaneceram Pitágoras e Platão associavam o estudo da Geometria Espacial ao estudo da Metafísica e da religião. Contudo, foi no fim da Idade Média quando Leonardo Fibonacci escreveu sobre “Practica Geometriae”, entre 1571 até 1630, Joannes Keplers rotula o “Steomertria” (ste stereo: volume/metria: medida). Então, a partir destes estudos que conceituou-se Geometria Espacial como o estudo do espaço, possuindo então três dimensões: altura, largura e comprimento.

  1. INTRODUÇÃO

        A palavra geometria vem do grego “geo” (terra) e “métron” (medir), tendo como tradução medir a terra, surgindo a partir do cotidiano das civilizações egípcia e babilônica, relacionada com o plantio, construções, movimento dos Astros e era muito utilizada para o cálculo de áreas e volumes. Já a palavra espacial refere-se a tudo que existe no espaço, ou seja, refere ao mundo em que vivemos, com suas três dimensões, ou tridimensional: altura, largura e comprimento.

        Então, geometria espacial ou geometria do espaço corresponde a uma área matemática que possui mais de duas dimensões (tridimensional) e o estudo das figuras no espaço, mas antes de tudo começou-se com elementos primitivo, não existindo uma definição precisa para eles, os elementos são:

  • Ponto: é usado para representação no espaço, além de ser a base de toda geometria, ela não tem definição, dimensão ou forma, não possui medida, comprimento, altura ou largura.         

[pic 1]

[pic 2]

                                

  • Reta: é o conjunto de ponto, se pode medir a distância entre dois pontos e tem uma única dimensão (unidimensional), não possui curvas ou largura. Exemplo:

[pic 3]

  • Plano: é constituído por enfileiramento de retas e considerado dentro de um plano figuras bidimensionais, sendo assim possuem largura e comprimento.

[pic 4]

[pic 5]

Logo, geometria espacial é todo o espaço que nos envolve e que segue infinitos e ilimitados pontos, tratando-se da extensão natural do plano, possuindo altura, largura e comprimento, formando assim figuras.

 [pic 6]

        Entre as figuras geométricas são elas:

  • Prisma (cubo e paralelepípedo);
  • Pirâmide:
  • Cone;
  • Cilindro;
  • Esfera.

  1. DESENVOLVIMENTO

A geometria espacial iniciou com o conceito primitivo de ponto, reta e plano. Mas, logo os axiomas que são proposições, serve de base para o desenvolvimento de uma teoria tem fundamento que existem infinitos pontos, retas e planos.

Os postulados de pontos e retas, possuem: reta e pontos infinitos, onde com os pontos podem se traças infinitas retas ou por pontos distintos que passa uma única reta ou por um ponto qualquer.

Os postulados de plano e espaço, possuem:

  • Por três pontos não-colineares passa um único plano;
  • Em um reta pode traçar infinitos planos;
  • Toda reta pertencente a um plano divide-o em duas regiões chamadas semi planos;
  • Qualquer plano divide o espaço em duas regiões chamadas semi espaços.

  1.  Posições relativas de duas retas

Duas retas distintas no espaço, podem ser:

Retas paralelas: pertencem ao mesmo plano e não possuem pontos em comum.

[pic 7][pic 8]

Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem pontos em comum.

[pic 9]

Retas concorrentes não coplanares: não precisa ser do mesmo plano, porém tem pontos em comum.

[pic 10]

Retas concorrentes perpendiculares: possuem pontos em comum e formam 90°.

[pic 11]

Retas reversas ou não coplanares: possuem planos totalmente distintos.[pic 12]

[pic 13]

Postulado de Euclides ou das retas paralelas: quando se possui duas retas r e s, e o ponto P, onde o ponto P só pertence a uma única reta, portanto a reta r e s são paralelas. Exemplo:[pic 14]

      [pic 15]

  1.  Determinação de um plano

Um único plano pode passar por três pontos não-colineares, sendo assim o plano também pode ser determinado por:

  • Uma reta e um ponto não pertencente precisamente a uma reta;
  • Duas retas concorrentes ou paralela distintas.
  1.  Posições relativas de reta e plano
  1. Retas contidas no plano: se a reta tem dois pontos distintos em um plano;
  2. Reta concorrente ou incidente ao plano: se a reta e o plano for concorrente ao ponto, onde a reta é reversa a todas as retas do plano e não passa pelo ponto;
  3. Reta paralela ao plano: se a reta e o plano não possuem plano em comum, com isso o a reta é paralela.
  1.  Perpendicularíssimo entre reta e plano

Uma reta é perpendicular, e somente se, a reta do plano for perpendicular passar pelo ponto de interseção da reta e o plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (216.6 Kb)   docx (422.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com