TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestao Ambiental

Por:   •  28/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão ambiental

É um Sistema de administração empresarial que visa reduzir ao máximo os impactos ambientais (degradação dos recursos naturais, extinção das espécies da fauna e flora, o aquecimento global, etc.) causadas pelas atividades econômicas nos recursos da natureza.

O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Exemplo disso é a reciclagem que transforma objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Um fato curioso aconteceu nos Estados Unidos, algumas empresas  pararam de reciclar o plástico, pois este processo parou de ser viável para eles devido a baixa do petróleo .

Uso de recursos naturais de forma racional, utilização sustentável de recursos naturais, criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental e aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade, são alguns dos métodos e objetivos principais da gestão ambiental.

Nas empresas, a adoção de gestão ambiental é bastante importante, pois elas associam sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos (selo verde). Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados, e também as empresas melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.

 Para garantir o equilíbrio e proteção ambiental, prevenindo a poluição e os potenciais problemas que esta poderia trazer para a sociedade e economia, a Organização Internacional para Padronização (ISO) criou o ISO 14000, que é um conjunto de normas técnicas e administrativas que estabelece parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas dos setores público e privado. Para uma empresa ter um certificado ISO 1400, é necessário que ela se comprometa com as leis previstas na legislação ambiental de seu país. Este certificado simboliza que a empresa tem preocupação com a natureza e possui responsabilidades com o meio ambiente.

Como já dito, a gestão ambiental é de grande importância para minimizar os impactos e danos causados no meio ambiente. O Engenheiro de Produção, tem o dever de  criar mecanismos em seus processos que visem a minimização dos impactos ambientais gerados pela Produção(melhora continua ,PDCA).

DINAMICA

A sala foi dividida em grupos de seis pessoas ,e cada grupo recebeu sete folhas em branco e quatro gabaritos de formas geométricas(quadrado ,triangulo e paralelogramo).Foi pedido para que cada grupo utilizando as folhas em branco recortassem as formas geométricas de utilizando os gabaritos. Depois que todos os grupos terminaram foram avaliados os recortes e venceu o grupo que menos utilizou papel.

O grupo mostrou que com apenas uma folha era possível recortar todas as formas geométricas pedidas.

Concluindo que com uma padronização dentro do processo, é possível que o mesmo sempre seja aperfeiçoado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com