TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental

Ensaios: Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Semanal: 2.3 – Estudo Dirigido.

Módulo: Medição de Parâmetros Ambientais

José Ricardo de Souza – RA 197013 - Pólo Guarulhos

Leia o artigo .A importância do oxigênio dissolvido em ecossistemas

aquáticos., disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a02.pdf

(Acesso em: 14/10/11).

Partindo desta leitura, escreva o que se deve esperar das concentrações de oxigênio dissolvido nos seguintes ambientes aquáticos:

Questões:

1. Lagoa de pouca profundidade em região de clima tropical.

2. Riacho com pouca corrente de água em região tropical.

3. Rio com correnteza em região montanhosa de clima temperado.

4. Superfície dos oceanos.

5. Regiões profundas dos oceanos.

6. Corpos d’água eutrofizados ao amanhecer.

Respostas:

1) Em uma lagoa com pouca profundidade a concentração de OD é baixa, porque no clima tropical há diminuição de OD devido há altas temperaturas, e devido a pouca profundidade não existe estratificação, ou seja, camadas de águas diferenciadas. A concentração pode variar de acordo com a movimentação de entrada e saída de água da referida lagoa, uma vez que a lagoa pode ter ligações com outros corpos d’água.

2) A Concentração de OD deste corpo d’água é alta, devido ao movimento da corrente que faz com que exista troca gasosa do oxigênio em contato com o ar da atmosfera.

3) A concentração de OD no rio é alta, devido a temperatura ser mais baixa, pois estamos falando de clima temperado, sendo assim existe uma quantidade maior de OD (contrário do clima tropical), pois a correnteza do rio faz com que haja alta oxigenação no corpo d’água, fator preponderante para o aumento de OD neste caso.

4) A concentração de OD depende basicamente da condição do clima, no verão ocorre a estratificação (camadas de água diferenciadas) térmica e químicas das águas e é por isso que a concentração de OD na superfície do oceano é alta estando próximo do ponto de saturação (solubilidade de OD na água), devido ao contato do ar atmosférico. Podemos dizer que em condições idênticas de temperatura e pressão atmosférica a salinidade é a principal causa do menor valor de OD em águas salgadas, em comparação a águas doces, pois, a presença de sais, juntamente com a temperatura e a pressão dificultam a solubilidade de oxigênio no mar.

5) Devido a ausência de contato com o ar e o consumo de oxigênio na decomposição de material biológico, o OD nas profundidades do oceano é baixo.

6) A taxa de OD ao amanhecer é baixa, pois as algas consomem oxigênio durante a noite eutrofizando o corpo d’água, sendo assim, durante o dia a alga realiza o processo da fotossíntese consumindo CO2 e liberando O2, e durante a noite ocorre o processo inverso, fazendo com que no período da manhã o OD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com