TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira

Por:   •  30/11/2020  •  Resenha  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Individual Avaliativa 2 – Logística II

Aluno: Victor Lopes Teixeira

Matricula: 20131102579

  1. Quais são as possíveis razões para o atraso dos pedidos? O que você propõe como solução?

Claramente a empresa possui imensas dificuldades com a gestão de seu próprio estoque, onde não consegue identificar rapidamente a presença ou não de determinado produto. As possíveis razões para esses atrasos, podem ser: falta de planejamento, divergências de quantidades no estoque, problemas de comunicação, demora para emissão de nota fiscais, entre outros. Porém, entendo que a principal delas, é a ausência de uma MRP que a facilitaria a gestão do estoque da empresa.

Algumas ações para empresa, iriam auxiliar muito a resolução de tal problema, como a realização de um inventario do estoque para verificar tudo que há ou não disponível, facilitando a identificação de um pedido de cliente, e já passando um feedback imediato, adoção do método just in time (JIT), é um método de gestão desenvolvido especialmente para promover a redução de custos, no qual o nível do estoque é mantido no menor nível capaz de atender as demandas da empresa e requer um acompanhamento rigoroso por parte dos gestores, a fim de evitar que a empresa perca boas oportunidades de vendas por não ter estoque suficiente de produtos para atender às demandas. Porém, para o tipo de serviço que a empresa se disponibiliza a fornecer, o JIT atenderia as suas expectativas. A implantação do método UEPS, que prioriza a saída dos itens que entraram por último no estoque, pois eles são mais caros do que os que já estão no armazém. Esse método não atende empresas que trabalham com perecíveis. O método ABC pode ser adicionado, pois baseia-se em três pilares fundamentais para estabelecer a importância da manutenção de cada produto no estoque: o giro, o faturamento e a lucratividade. E também, a reavaliação de prazos dados aos clientes, visando assim controlar suas expectativas, mesmo que a demanda por determinado produto seja urgente.

  1. Considerando os produtos que a empresa trabalha, qual método de organização e valorização de estoque você recomenda e por quê?

Acredito que os melhores métodos para organização, seriam o UEPS e just in time. Pois o UEPS, é recomendado para uma gestão prioriza a saída dos itens que entraram por último no estoque, pois eles são mais caros do que os que já estão no armazém e esse método não atende empresas que trabalham com perecíveis. E o just in time, para manutenção de um estoque mínimo, sendo indicado para empresas que querem reduzir custos de armazenagem. Ambos se adequam exatamente na postura adotada para a empresa em questão em relação as vendas, que possui produtos que ficam obsoletos rapidamente, então os que entram são sempre mais novos e mais caros, e tenta manter estoque baixo. 

O método mais adequado relativo a valorização do estoque, seria o próprio UEPS pois, quando uma retirada é feita, o valor dos itens retirados deve considerar o valor dos itens mais recentes que ainda estão no estoque.

  1. Qual benefício terá essa empresa se implantar o cross-docking? Qual nível de cross-dockingé o mais adequado nesse cenário?

O cross-docking baseia-se em uma operação de distribuição de mercadoria em que ela é recebida sem ser previamente armazenada para ser redistribuída, onde não existe um armazém para guardar a mercadoria, uma vez que não há estocagem delas. Dessa forma, a carga que é recebida no centro de distribuição, não será estocada e, sim, direcionada imediatamente ao local de carregamento nos veículos de saída.

Creio que o nível mais adequado de cross-docking seria o nível 1, que é aquele paletizado, em que os produtos chegam de várias fábricas ou fornecedores e vão em outro veículo diretamente para clientes, sem nenhuma outra seleção ou preparação. Portanto, visto a urgência de clientes que precisam do produto de imediato, esse seria o nível mais condizente seria o 1.

  1. Em relação as embalagens, qual estratégia adotaria? Qual Tradeoffs você acredita que poderá existir?

As embalagens como ferramenta de marketing, devem trabalhar no intuito de atingir seu objetivo que é o de criar ligações emocionais positivas entre as marcas, os produtos e os consumidores, influenciando as decisões de compra e facilitando assim as vendas. Além de todas as funções utilitárias, como a conservação do produto, guia de informações sobre o conteúdo, manutenção da integridade, a embalagem apresenta uma função fundamental: é através dela que a marca, o produto e a empresa que oferece este produto realizam o contato mais direto possível com o consumidor. O modelo VIEW para embalagens, trabalha 4 pontos importantes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com