TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Produção

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Ciclo PDCA

Descrição da atividade:

Um dos métodos proposto por Edward Deming é o "ciclo PDCA", que significa planejar fazer, checar e agir, em que o seu principal foco é provocar e implantar melhorias em processos.

Aplique esse método em uma operação ou processo na empresa em que presta serviços ou em uma instituição que tenha trabalhado. Não é necessário identificar a empresa.

Procedimentos:

1) Identifique um problema a ser resolvido, ou uma operação a ser implantada, e descreva-o com detalhes.

2) Descreva as atividades necessárias para cada uma das quatro fases do ciclo.

3) Faça considerações finais sobre os prováveis resultados com a implementação da sua ideia.

Atividade:

A empresa Corte Total, é uma empresa que atua no ramo de corte e dobra em chapas de aço carbono e aço inox, com diferentes tipos de clientes nas indústrias de alimento, automotiva e agrícola.

A empresa detectou problemas na qualidade de acabamento de suas peças que apresentavam rebarbas e desvios nas dobras pedidas nos projetos dos clientes, gerando um numero grande de reclamações vindo de seus clientes.

Foi elaborado um plano de acompanhamento de todos os processos de fabricação desde o desembarque da matéria-prima até a embalagem das peças para a expedição.

Neste plano foi detectado que as chapas de carbono (matéria-prima) estavam com algumas partes com oxidação e as chapas de aço inox continham óleo, e é o que certamente estava causando as rebarbas no processo de corte laser e causando a não conformidade nas dobras dos projetos.

Para bloquear estes problemas, os operadores da maquina de corte laser deveriam escovar as chapas e ou limpa-las com desengraxante antes de inseri-las na maquina.

Feito este processo o problema das rebarbas foram solucionados, e consequentemente o problema com a não conformidade das dobras também foram solucionados, por que o que causava os problemas nas dobras eram justamente as rebarbas que as peças apresentavam.

Com um simples acompanhamento na produção das peças foram resolvidos dois problemas que implicavam na qualidade e satisfação do cliente final, com uma solução simples e eficaz gerando um baixo custo e qualidade do produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com