TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Manutenção

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Introdução

        O presente trabalho tem por finalidade, apresentar uma breve resenha de dois itens de organização produtiva industrial bastante utilizado o “Jidoka” e o “Heijunka”. Jidoka por definição um conceito de automação relacionada a operação humana, já o Heijunka uma forma de programação de produção linear.

        Como objetivo geral deste trabalho, será conhecer um pouco mais sobre estes assuntos utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica e citando alguns exemplos na prática bem sucedidos de aplicação destes conceitos em algumas empresas, será apresentado em duas partes para melhor entendimento.

  1. Jidoka.
  1. Fundamentos

        Jidoka é um termo japonês que significa “autonomação”, ou seja a automatização de equipamentos utilizando a inteligência humana (basicamente automação com um toque humano), este conceito foi criado por volta de 1890 por Toyoda Sakichi (fundador da Toyoda Automatic Loom Works, considerado um dos dez maiores inventores da história contemporânea do Japão e inventor da máquina de tear automática.) onde uma máquina de tear auto-ativada foi automatizada por meio da inserção de um dispositivo eletrônico que operava de forma a distinguir condições ideais para a produção, sendo assim produtos defeituosos não eram produzidos e seriam sinalizados automaticamente.

         Portanto não seria mais necessário a presença de um operador fulltime frente á máquina para inspeção e acompanhamento do produto fabricado, apenas caso o equipamento sinalizasse as condições não favoráveis á produção, sendo assim um único operador poderia cuidar de várias máquinas e a fábrica operaria com um número reduzido de pessoas, aumentando a eficiência da produção.

        Atualmente, esse conceito vai um pouco além do que intervir na produção caso ocorra uma falha. É possível monitorar a produção de forma que o operador poderá parar a linha caso perceba que um problema irá ocorrer. Também possibilitando o monitoramento completo da produção, sendo assim obrigando a toda a empresa ter o conhecimento do fato que esta a ocorrer ou acontecendo e o problema pode ser totalmente compreendido para aplicações de melhoria e possíveis reparos ou ajustes.

Basicamente opera conforme os seguintes tópicos:

  • Detectar a falha ou anormalidade;
  • Parar;
  • Corrigir ou consertar imediatamente a condição anormal;
  • Investigar a causa raiz e estabelecer ações efetivas para que o problema não ocorra mais.

        Relacionando este tópico a aplicação atual, está ligado a engenharia de qualidade (produto, produção e etc), além de muito importante, mudou a forma como as pessoas trabalham nas empresas que á utilizam, tornando-se um dos pilares na implantação do Lean Manufacturing e o Just-in-Time dentre outros.

        Como principais benefícios, sustenta fluxos produtivos, contínuos e estáveis, evitando defeitos; identifica e elimina as causas dos desperdícios causados pela falta de qualidade; libera o homem para ele execute múltiplas tarefas que agreguem valor; melhora a produtividade e estabelece ações que evitam a recorrência de problemas, por meio de soluções definitivas em nível sistêmico, incorporando elementos que assegurem a qualidade na origem.

  1. Exemplos de aplicação

        Um grande exemplo de aplicação prática do Jidoka atualmente é o Andon que basicamente é uma ferramenta de gestão do Lean Manufacturing, que se utiliza de sinais luminosos e/ou sonoros para avisar que há algum defeito durante a produção. Na prática, o Andon é um sistema utilizado pelos operadores da linha de produção ou mesmo pelo próprio equipamento para sinalizar a produtividade ou alguma falha no processo, solicitando assim a ajuda de técnicos de manutenção, engenheiros e outros responsáveis pela resolução do problema.

        A complexidade do sistema Andon é variavel. A forma mais simplificada é uma coluna de luzes de várias cores. Uma delas representa o estado OK, ou seja, que a produção transcorre de forma normal, respeitando a cadeia de produção e sem problemas de qualidade e segurança. As outras cores, porém, representam cada uma das categorias de falhas que se quer identificar, e se acendem sempre quando há uma falha na categoria correspondente. Um exemplo de Andon com distribuição de luzes segue abaixo:

  • Branco - Produção normal
  • Vermelho - Problema de Qualidade
  • Âmbar - Falta de material
  • Azul - Problema com alguma máquina de produção

        Já os sistemas mais evoluídos de Andon podem detalhar ainda mais tipos de erros, comunicar erros em uma rede de informática e até registrar dados sobre o funcionamento da linha de produção.

  1. Heijunka

  1. Fundamentos

        Por definição, trata-se de outro termo japonês que significa o nivelamento da produção, esta técnica é utilizada para reduzir o desperdício e aumentar o desenvolvimento da eficiência da produção. A ideia geral basicamente é produzir toda uma linha de produção constituída de produtos distintos a uma taxa constante, para permitir o tratamento posterior a ser realizada a uma taxa constante e previsível.

        Sendo assim, o ideal de produção poderá facilmente ser nivelado, onde a demanda não é diariamente constante, em uma linha de produção real em grande parte das empresas, ocorre o termo “flutuação” da produção, onde a demanda por determinado produto ou serviço pode aumentar ou cair inesperadamente (aumentar ou diminuir o número de pedidos de variados produtos que são produzidos na mesma linha).Como consequência  por necessidade os equipamentos, os trabalhadores, inventário e todos os outros elementos necessários para a produção deve sempre estar preparado para o pico ou decréscimo de produção. Gerando assim um custo de flexibilidade. Se um processo posterior varia sua retirada de peças em termos de prazos e qualidade, o alcance destas flutuações irá aumentar à medida que sobem a linha para os processos anteriores. Isto é conhecido como amplificação da demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com