TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Projeto de Engenharia

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica do Paraná[pic 1]

ESCOLA POLITÉCNICA

CURSO DE ENGENHARIA De PRODUÇÃO

    Marcus Januário Fernandes

Código de Ética e Conduta Profissional – PMI

O documento elaborado pelo PMI se aplica a todos os membros da instituição e a não membros que possuam ou estejam em processo de certificação, e outros que prestam serviços ao PMI como voluntários. O código é composto por cinco capítulos e possui estrutura em que é dividido em seções que contêm padrões de conduta em linha com os quatro valores tidos como os mais importantes para a comunidade de gerenciamento de projetos, sendo eles: responsabilidade, respeito, justiça e honestidade. Tais preceitos estão presentes na visão e nos objetivos da instituição, sendo que este código estabelece entendimento do comportamento adequado na profissão e propõe que o mesmo seja utilizado no desenvolvimento e evolução do ofício.

O principal aspecto trazido pelo código de ética do PMI é o comportamento humano, destaca-se a importância dada a conduta desejável e obrigatória e como de fato as condições estão interligadas. Os padrões obrigatórios definem requisitos firmes e podem limitar ou proibir certos comportamentos no exercício da profissão, um exemplo é apresentado de forma enfática de responsabilidade e como deve-se conhecer e apoiar normas e leis, comunicando condutas antiéticas ou ilegais se necessário à gerência apropriada. A falta desses requisitos pode causar suspensões ou a expulsão do membro junto ao PMI.

Na continuidade do código de ética do PMI, é trazida novamente a questão comportamental como peça principal para questões como respeito e justiça, é notório que em um mundo cada vez mais globalizado temos contato com uma crescente diversidade e multiculturas, as quais podemos obter informações com o intuito de evitar comportamentos que possam ser considerados desrespeitosos. Associado ao respeito, o código apresenta as relações de justiça no qual o PMI exige que as negociações se deem de boa-fé e que se pratique a transparência para que possamos, por exemplo, revelar conflitos de interesses reais ou potenciais, de forma proativa e total. Na conclusão deste capítulo, o documento traz as obrigatoriedades quanto ao favoritismo e a descriminação, é vedada a prática dessa conduta em contratações e demissões.

No encerramento do documento, o código de conduta do PMI apresenta questões relacionadas a um tema caro a todos nós, a honestidade. É desejável que se tenha boa-fé nas ações e que sejam padrões obrigatórios a consciência de que não participamos de comportamento desonesto, seja em projetos com a intenção de ganho pessoal ou às custas de terceiros. É vedada também ações como declarações enganosas ou falsas com o intuito de omitir informações.

 Por fim, podemos concluir que o código se baseia no comportamento humano e expressa boas práticas de conduta para o desenvolvimento do ofício de gerenciamento de projetos.  Resumimos o código de conduta do PMI quando agimos de forma profissional, mesmo quando não há reciprocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (93.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com