TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância – Laboratório Empresa Virtual

Unidade de Aprendizagem: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional 

Curso:

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Imagine que você foi contratado como consultor de RH para assessorar a área de gestão de RH de uma indústria de calçados, a empresa virtual CalceBem.

Acesse o laboratório virtual Empresa Virtual e procure os dados referentes à empresa CalceBem, disponíveis no mural da empresa. São informações importantes sobre os fatores internos e externos da organização que irão nortear suas respostas, pois contém informações sobre o perfil regional, onde a empresa está localizada, bem como seu histórico, cultura e estrutura organizacional.

Seu acesso pode ser feito através do UVLab, disponível em: < https://www.uaberta.unisul.br/sgc/laboratorios.jsp>. Clique em Laboratório Geral de Informática/ Processos Gerenciais/Empresa Virtual.

Em seguida, conheça o setor de RH da CalceBem, dirija-se à mesa do coordenador da área de Administração de pessoal  - Sr. Romeu Martinelle e clique na mesa para ler a situação-problema apresentada por ele.

A partir deste problema, resolva as questões indicadas:

Questão 1 (4,0 pontos)

Construa uma estratégia para o processo de recrutamento, incluindo a adoção de novas tecnologias e três ações de implementação dessa estratégia.

Questão 2 (3,0 pontos)

Apresente uma política de recrutamento a partir da proposta construída acima. Essa política deverá ser construída com um texto coeso e coerente, com início, meio e fim, e não deve ultrapassar 20 linhas. Essa política irá constar nos manuais que norteiam a organização.  

Questão 3 (3,0 pontos)

Num texto de no máximo 15 linhas, apresente as vantagens da proposta política recém-criada para a CalceBem.

RESPOSTAS:

Questão 1:

        “No novo milênio, todo negócio deverá ser temático, seguindo a linha do espetáculo. Todo negócio deve ser um show. Todo produto deve ser memorável. O consumidor vai comprar mais do que um produto, uma idéia que está por trás dele”. Visando isso para o processo de recrutamento da CalceBem, onde é indispensável identificar o profissional que tenha melhor perfil para assumir tal cargo, incluiremos novas estratégias de recrutamento, tais como; aplicação de técnicas de seleção de pessoas (testes de conhecimentos, teste de personalidade, testes psicológicos, entrevistas, técnicas situacionais dinâmicas de grupo); e a consolidação dos dados, a fim de fornecer feedback aos candidatos; aumentar o índice de profissionais portadores de necessidades especiais; procurar contratar profissionais internamente (promoção de funcionários, planos de carreira...) e externamente (agências de recrutamento, cartaz, anúncios, sindicatos, viagens de recrutamento em outras localidades...) com o auxilio de pesquisas de marketing de mercado visando bons funcionário e com qualificação; buscar profissionais em inicio de carreira ou ate mesmo jovens aprendiz e em todos os casos sem duvida buscar qualificar seu próprio profissional, dando a ele ferramentas para que seu trabalho seja efetuado corretamente garantindo assim um produto de boa qualidade e de agrado do cliente.

        

Portanto para implantar estas estratégias efetuaremos 3 ações principais:

  • Modernizar o método de recrutamento, com aquisição de um “software” e com auxilio de computador, celular, tablet... Tendo novos meios de avaliação do perfil psicológico e da experiência do profissional para determinada vaga.
  • Contratar uma empresa terceirizada para capacitar e aperfeiçoar a equipe de trabalho, sendo como, numa visita técnica a outras empresas do ramo, lendo livros, palestras, cursos técnicos oferecidos pela própria empresa e sobre tudo se atualizando e industrializando tendo a internet como meio de conhecimento e de troca de experiência.
  • Promover a acessibilidade em toda a empresa, com rampas, corrimãos, banheiros adaptados para portadores de necessidade visual e física, com todo respeito que o portador de necessidades especiais merece. Seja construindo, aprimorando, inovando com equipamentos específicos e juntamente buscando melhores técnicas para tais necessidades, dando total segurança ao trabalhador com uso de equipamentos (EPI), relacionando conforto, segurança e produção para o desenvolvimento sustentável e produtivo da empresa.

Questão 2:

Política de Recrutamento da CalceBem

        O Recrutamento trata da atração e da convocação de candidatos. A contratação de novos colaboradores deverá ser analisada pela área de Recursos Humanos e a Gerência de Administração e Finanças, em conjunto com o Gerente da área solicitante, considerando-se sempre a possibilidade de Recrutamento interno e após o externo. A área solicitante deverá zelar pelo atendimento aos requisitos gerais e específicos exigidos dos candidatos em cada nova contratação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (295.1 Kb)   docx (77.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com