TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Desenvolvimento Humano E Organizacional

Ensaios: Gestão De Desenvolvimento Humano E Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

As questões relativas ao valor do trabalho são uma constante em nossa cultura. De acordo com G. Friedmann (KANAANE, 2007 apud BITTENCOURT, 2013, p. 15), o trabalho assume diferentes facetas, variando desde:

• o aspecto técnico – implica questões referentes ao lugar de trabalho e adaptação fisiológica e sociológica do trabalhador;

• o aspecto fisiológico – o grau de adaptação entre homem e lugar de trabalho- meio físico - e o problema da fadiga;

• o aspecto moral – pois se trata de atividade social humana, considerando especialmente as aptidões, as motivações, o grau de consciência, as satisfações e a relação íntima entre atividade de trabalho e personalidade;

• o aspecto social – as questões específicas do ambiente de trabalho e os fatores externos;

• os aspectos econômicos - o fator de produção de riqueza.

O documentário “Carne e osso”, com direção de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, problematiza a situação de trabalho em um tipo de organização, mais especificamente, em frigoríficos no Brasil, mostrando a dura rotina de quem lá trabalha, evidenciando os danos físicos e psicológicos nesse ambiente de trabalho.

Para resolver a presente Avaliação, assista a esse documentário. Você pode acessá-lo por meio do link indicado a seguir.

Ficha Técnica

Título: Carne e osso - documentário

Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros

Tempo: 53’

Link: http://globotv.globo.com/globo-news/globo-news-documentario/v/carne-e-osso-mostra-a-dura-rotina-de-quem-trabalha-em-frigorificos-no-brasil/2557412/

Diante do exposto em nossos estudos e no documentário “Carne e osso”, responda às questões que seguem. Você poderá responder a cada questão separadamente, ou, se preferir, elaborar um texto único contemplando os aspectos solicitados em cada item.

a) Liste as principais queixas manifestadas pelos trabalhadores e respectivas medidas adotadas pelas empresas. (1,0 ponto)

b) Identifique os direitos infringidos dos trabalhadores entrevistados. (1,5 pontos)

c) Analise a qualidade de vida presente nesse ambiente de trabalho, mediante os quesitos apontados na disciplina. (2,5 pontos)

d) Caracterize o trabalho nas organizações abordadas pelo documentário, mediante os aspectos elencados por Friedmann. (2,5 pontos)

e) Indique possíveis estratégias a serem adotadas pelo gestor de pessoas, frente aos problemas abordados pelo documentário. (2,5 pontos)

RESPOSTAS

a) As principais queixas relatadas são referentes a doenças adquiridas pelas condições inadequadas de trabalho e cansaço pela rotina prolongada e esforços repetitivos. Podemos considerar que após a criação de uma lei especifica para o trabalho em frigoríficos, as empresas forçadamente, a partir deste ano de 2013, estão modificando alguns pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com