TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão em Biocombustível

Por:   •  31/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

HENIO VINÍCIUS LIMA BASTOS

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

GESTÃO EM BIOCOMBUSTÍVEL

FEIRA DE SANTANA- BA

2012

HENIO VINÍCIUS LIMA BASTOS

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

GESTÃO EM BIOCOMBUSTÍVEL

[pic 2]

FEIRA DE SANTANA- BA

2012

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO...............................................................................................3

1 TEMA................................................................................................................4

1.1 subtema.........................................................................................................4

2 PROBLEMA .....................................................................................................5

3 HIPÓTESES.....................................................................................................5

4 OBJETIVOS .....................................................................................................6

4.1 Geral..............................................................................................................6

4.2 Específicos.....................................................................................................6

5 JUSTIFICATIVA ...............................................................................................7

6 METODOLOGIA ..............................................................................................9

REFERENCIAS.................................................................................................10


APRESENTAÇÃO

A busca por um desenvolvimento, ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável, tem feito o mundo avançar suas tecnologias há algumas décadas. A preocupação com as diversas questões ambientais não se limita apenas à preservação do planeta, a degradação ambiental é de tal forma exacerbada, que estudos apontam para uma urgente adoção de medidas que minimizem, ou mesmo, reverta os danos já causados ao meio-ambiente, sob a dura pena de extinção da vida em nosso planeta em poucas décadas.

O possível esgotamento da matriz energética mundial, a principal fonte de energia do plante terra, o petróleo, uma fonte de energia não renovável, é um fenômeno quase inevitável. Isso tem levado a pesquisa por fontes alternativas que possa suprir a futura falta de petróleo.

  1. TEMA

DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

Consiste num desenvolvimento que atenda as necessidades sociais sem comprometer o meio-ambiente e que seja economicamente viável, sendo capaz de satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer as necessidades das futuras gerações, sem esgotar recursos.

  1. SUBTEMA

GESTÃO EM BIOCOMBUSTÍVEL

Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, o que significa dizer que permitem a ciclagem da matéria na natureza. São obtidos a partir da cana-de-açúcar, do milho, de oleaginosas, resíduos agropecuários, dentre outras fontes.

2. PROBLEMA

O consumo de combustíveis fósseis derivados do petróleo apresenta um impacto significativo na qualidade do meio ambiente, nas questões sociais e econômicas. Os seus preços crescentes gerados pelo esgotamento das reservas, e a grande emissão de gás carbônico são fatores condicionantes a urgente substituição dos combustíveis derivados do petróleo, mais, de que forma substituir a maior matriz energética do planeta, e diminuir os impactos ambientais causados pelo uso dos combustíveis fósseis, sem que haja um esgotamento de recursos, não comprometendo assim as futuras gerações?

3. HIPÓTESES

  • A utilização de combustíveis não fósseis produzidos a partir de bases orgânica;
  •  Aperfeiçoar a exploração de biomassa e a emissão de CO2 no ciclo de vida dos vegetais;
  •  Utilização do lixo como biomassa, proporcionado uma redução da poluição ambiental e consequente redução do lixo em centros urbanos.  

  1. OBJETIVOS

 4.1Geral

  • Levar ao conhecimento as consequências do uso dos combustíveis fósseis derivados do petróleo ao meio-ambiente, apontando para um possível esgotamento de suas fontes e apresentar novas tecnologias ecologicamente corretas que possa suprir as necessidades da população.  

4.2 Específicos

  • Apresentar soluções que minimizem os impactos causados pelo uso combustíveis fósseis;
  • Estimular a produção do biocombustível;
  • Mostrar as vantagens trazidas pela substituição dos derivados de petróleo pela biomassa;
  • Promover o desenvolvimento sustentável, ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável, a partir do uso da biomassa.      

5. JUSTIFICATIVA

Os presos crescentes dos combustíveis fósseis, gerados pelo esgotamento das reservas de petróleo além da grande emissão de gás carbônico, tem feito com que a maior parte dos países se empenhe em buscar fontes alterativas de energia que permitam diminuir o problema de ordem econômica. Além disso, as questões sociais (emprego, renda, fluxos migratórios) e ambientais (mudanças climáticas, poluição) reforçam a necessidade do uso de biocombustível produzido a partir da biomassa, motivando a antecipação de cronogramas determinados pelo problema da escassez de petróleo.

A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de materiais orgânicos produzidos e acumulados num ecossistema. Porém, nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal desse ecossistema. Parte dessa energia acumulada é usada pelo ecossistema para sua própria manutenção.

A utilização da biomassa também provoca a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, mas como este composto químico tem de ser previamente absorvido em igual proporção à sua posterior emissão (pelas plantas que dão origem ao combustível), o balanço das emissões de CO2 resultante da queima da biomassa é nulo. Sob os aspectos ambientais, pode-se dizer que o uso do combustível não interfere no efeito estufa. Já o petróleo, retirado em grande quantidade das profundezas da terra, quando queimado na forma de combustível, proporciona o acúmulo de CO2 na atmosfera, pois o processo de retirado do gás carbônico não foi modificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com