TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Dos Computadores

Casos: A Historia Dos Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  5.832 Palavras (24 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 24

Curso de Hardware

A História dos Computadores

Prof. Gabriel Torres

Rio de Janeiro

1996

© 1996-97, Gabriel Torres - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste texto, seja através de mídia eletrônica, impressa, ou qualquer outra forma de distribuição. Os infratores serão indiciados e punidos com base na lei no 5.988 de 14 de dezembro de 1973 (Lei de Direitos Autorais).

A disputa pelo título de primeiro computador do mundo é acirrada. Isto porque devemos levar em consideração que os precursores dos primeiros computadores eram máquinas mecânicas. Aos poucos, com a utilização de eletricidade com chaves mecânicas e eletromagnéticas, chegou-se à utilização de computadores eletro-mecânicos. Mas aí está o ponto. As máquinas puramente mecânicas são ou não são computadores ? E as eletro-mecânicas ? Podemos considerá-las, pois, computadores ?

O que podemos considerar como primeiro computador do mundo foi desenvolvido no MIT (Massachussetts Institute of Tecnology) em 1931 por Vannevar Bush. Era analógico e possuía parte mecânicas, tendo sido construído para resolver equações diferenciais simples. Na verdade era mais uma calculadora do que qualquer outra coisa.

Porém, a utilização de elementos analógicos era problemática, pois uma variável pode assumir qualquer valor de -a + - como ocorre realmente na natureza. Isto significa que qualquer tipo de ruído, seja qual for a origem, irá inevitavelmente alterar as variáveis e interferir nos dados apresentados. Para que isto fosse contornado, precisava-se diminuir o número de variações que cada variável poderia assumir. Só que, para isto, toda base que estava sendo utilizada teria que ser totalmente descartada ! E foi exatamente o que aconteceu.

Uma outra base numérica passou a ser utilizada - a binária. Nesta base só existem dois algarismos, "0" ou "1", ao contrário do sistema decimal, aonde temos dez algarismos, de “0” a “9”. Esta base numérica já era conhecida e já possuía sistemas de subtração, adição, multiplicação e divisão, após pesquisa de Francis Bacon por volta de 1623 e posteriormente Gottfried Wilhelm Leibniz a partir de 1679.

Quando criada, tal base numérica não despertou tanto interesse. Porém, todo este sistema numérico serviria como uma luva para o desenvolvimento de computadores, agora não mais analógicos, mas sim digitais (a origem da palavra digital vem justamente do fato de ao invés de nos basearmos em uma álgebra convencional de 10 algarismos, como em nossas mãos, baseamo-nos agora em somente dois algarismos - “0” e “1” - contado com um só dedo, ou seja, um só dígito). Neste caso, cada variável poderia assumir somente dois valores: “0” e “1”. Qualquer valor diferente destes seria completamente descartado, eliminando-se o problema do ruído. Fora isto, a lógica digital é muito mais simples, já que baseia-se em variáveis que assumem duas atitudes, ao invés de infinitas.

A base binária em si não serviria de muita coisa se o matemático inglês George Boole não tivesse criado em 1854 toda uma lógica binária, que complementaria a base binária. Com esta lógica foi possível a criação de portas lógicas, o elemento básico para a criação de computadores. Complementando o simples “sim” e “não”, “ligado” e “desligado”, etc que os números “1” e “0” poderiam representar, Boole criou condições especiais, a partir de “verdadeiro” e “falso” que tais números também poderiam representar, juntando a base binária à tradicional teoria dos conjuntos - como a condição “E” para a interseção de dois conjuntos e “OU” para a união de dois conjuntos. Com isto teremos condições suficientes para criar um circuito lógico, um circuito capaz de reagir de acordo com dados entrados, ou seja, dar uma resposta de acordo com a entrada, de uma maneira pré-definida. Como exemplo banal de um circuito lógico poderíamos citar uma calculadora, que é capaz de dar a resposta de uma conta após termos entrado os valores. Desta maneira, a matemática utilizada em circuitos lógicos digitais é chamada de álgebra booleana.

Já em 1937, Howard Aiken desenvolveu o que veio a ser o primeiro computador eletromecânico do mundo: o MARK I, apoiado pela IBM (International Business Machines) e pela marinha americana, que o custearam. Para que você visualize o tamanho, o MARK I media dezoito metros de comprimento, por dois metros e meio de altura.

O projeto do primeiro computador eletrônico do mundo foi o ABC (Atanasoff Berry Computer). Iniciado em 1937, seu criador não conseguiu concluí-lo, tendo abandonado completamente o projeto no ano de 1942. Foi o primeiro computador a utilizar válvulas termoiônicas.

Com a chegada da II Guerra Mundial e conseqüente avanço da eletro-eletrônica, os Serviços Secretos de diversos países queriam construir seus computadores, principalmente para serem utilizados na codificação de mensagens. De um lado, a Alemanha de Hitler construiu em 1941 o Z3. Do lado dos Aliados, a Inglaterra construiu um computador capaz de decifrar as mensagens utilizadas pelos países do eixo, codificadas pelo próprio Z3. Em 1943 foram produzidos dez Colossus, o nome que este computador recebeu. Como o próprio nome sugere, possuía dimensões gigantescas, cerca de 1.500 válvulas e era capaz de processar cerca de 5.000 caracteres por segundo. A válvula é um componente que trabalha com tensões elétricas relativamente altas e é basicamente térmico. Portanto, o mais comum era alguma válvula se queimar dentro de pouco minutos, fora o super aquecimento que as instalações do computador sofriam.

A Guerra fez com que todos percebessem que a hora da criação de tais máquinas tinha chegado. No mesmo ano da criação do Colossus foi iniciado o projeto do ENIAC (Electronic Numeric Integrator And Calculator), o primeiro computador à válvulas dos Estados Unidos, terminado somente após a guerra (1946), também para uso basicamente militar - como cálculo de trajetória de mísseis. Alan Turing, o mesmo criador do Colossus, ajudou neste projeto. O ENIAC tinha cerca de 18.000 válvulas, sendo que de dois em dois minutos uma válvula se queimava ! O ENIAC era tão colossal quanto qualquer outro computador desta época. Ou mais ainda ! Ocupava uma área de 170 metros quadrados e pesava 30

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com