TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da pedra na construção civil

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Pedra é um agregado sólido de natureza rochosa, geralmente usada em construções. Na era pré histórica podendo ser utilizada como ferramenta, ao passar do tempo com a evolução da sociedade, foram construídas diversas obras, reinos, estradas, com a pedra, que estão até os dias atuais intactas. Existem variados tipos de pedras utilizados como material de construção, dentre eles granito e mármores, uns dos mais conhecidos e utilizados.

Sendo assim o material de extrema importância desde eras passadas, e hoje sendo utilizado de forma mais específica em diferentes obras de construção civil.

História da pedra na construção civil

No começo da civilização humana durante o período neolítico foi dado o início da utilização das rochas ornamentais, atualmente se pode observar vários túmulos na Europa, Ásia e América que foram construídos antigamente, sendo feitos de blocos de granito, mármore, arenito, etc.

        Em uma região da Rússia, existiram 200 cidades do homem primitivo no período paleolítico, onde se tem evidências de grande uso de rochas ornamentais em construção de moradias e túmulos.

        No Egito são considerados as construções mais importantes para nossa civilização, as grandes pirâmides possuem dados surpreendentes, a pirâmide de Keops mede 147 m de altura e foi utilizado 2,3 milhões de blocos de calcário. Uma das primeiras pedreiras de rochas foi construída pelo povo egípcio, para construção de grandes blocos de calcario e sienito.

        Na Grécia Antiga, e depois do império Romano foi construído enormes prédios, monumentos, túmulos, esculturas, estradas, viadutos, portos, etc., com diversas formas de rochas ornamental, utilizaram o mármore, calcário, travertinos, brebhas, arenitos, porf´rios, granitos, etc. Muitos dessas construções duram até hoje, isso mesmo antes do nascimento de Cristo. O comércio de rocha nesse tempo já estava intensivo onde eram retiradas dos 3 continentes.

        No término da idade média, os homens retornar a utilizar uma grande quantidade de rochas para construção de prédios, castelos, palácios, igrejas, monumentos, esculturas, praças, estradas, viadutos, porto, etc. O país como a Espanha utilizava mármore, Itália utilizava mármore e travertino, França arenito, Finlândia e suíça granito e assim por diante, dando início a comercialização das rochas.

        Em meados do século XIX foi iniciado a utilização na construção civil. O mármore Carrara foi aumentado sua produção em várias pedreiras, e logo em seguida a exportação de blocos seus compradores foram França, Alemanha e Estados Unidos. Nesse período começou a extração de vários tipos de rochas na Europa (Espanha, Grécia, França...).

        Na Atualidade os mármores e granitos na arquitetura moderna aumenta gradativamente durante anos no mundo inteiro sendo utilizados em fachadas aerada, piso elevado, móveis, pisos públicos, entre outros, é comum hoje em dia a produção de rochas, extração e beneficiamento nascendo assim uma indústria em constante expansão. Aumenta assim a utilização de outras pedras, como quartzito, ardósia, serpentinito, pedra sabão, etc. No Brasil na região de Minas Gerais e grande produtor de rocha ornamental, sendo considerado mundialmente como polo produtor de granitos (Candeias), ardósia(Papagaios), quartzito( São Tome das Letras), etc.

Tipos de rochas na construção civil

Na utilização comercial e industrial desse material, utiliza-se a denominação rochas ornamentais para fazer referência às rochas que possuem potencial estético, padrão homogêneo e padrões físicos que permitem seu manuseio. Cita-se como exemplo dessa tipificação o mármore, o granito, a ardósia e muitas outras, utilizadas como matéria-prima de materiais como pisos, revestimentos, mesas e inúmeros outros instrumentos, a maioria relacionada à construção civil.

Entre as rochas mais utilizadas pelo homem, quatro delas se destacam pela elevada importância: o basalto, a argila, a ardósia, o mármore e o granito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com