TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ILUMINAÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  29/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Cristiano Porto - 18204098002

José Ricardo - 1810498009

Fabio Oliveira - 1810498005

ILUMINAÇÃO INDUSTRIAL

Julho/2020

Rio de Janeiro

BREVE HISTÓRICO:

A luz proporciona ao homem que tem cerca de 70% da sua percepção feita pela visão, o ato de observar e perceber o meio em que se encontra, ordena-lo e identificar o seu uso e a sua forma. O homem como um ser predominantemente visual é mais fortemente afetado pela luz do que por qualquer outra forma de sensação.

Desde a invenção da lâmpada a cerca de 135 anos pelo cientista Thomas Edson a iluminação tem sido muito importante na vida do ser humano, seja ela no seu ambiente residencial ou nos seus ambientes de trabalho. Com a chegada da iluminação a qualidade de vida da humanidade aumentou consideravelmente e aumentou assim também a produtividade dos mesmos, uma vez que com ambientes mais iluminados, a capacidade produtiva de um dia de trabalho pode ser estendida.

A iluminação veio sendo modificada e melhorada desde a sua criação em 1879, atendendo as necessidades da sociedade e acompanhando as evoluções das tecnologias que ao longo do tempo modificaram os seus aspectos e formas de aplicação.

[pic 2]

CONCEITOS BASICOS:

A Iluminação Industrial, é um sistema de iluminação projetado para indústrias que possue necessidades diferentes uma das outras de acordo com as operações que executam.

Cada uma tem a sua peculiaridade. Algumas indústrias podem possuir máquinas pesadas que afetam a rede de energia , outros ambientes industriais podem ser severos em termos de temperatura, umidade, vibração, poeira e diversos tipos de elementos. Portanto, as empresas buscam tomar atitudes para proteger seus equipamentos de iluminação que precisam operar em tais ambientes, seja em uma linha de montagem, em operações de mineração ou em uma usina nuclear. Além do que, cada equipamento é tipicamente construído para suportar as condições duras em que irá operar e a vida útil dos equipamentos é essencial, porque tempo inativo pode ser caro.

[pic 3][pic 4]

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO:

Um projeto de iluminação deve levar em consideração as ações contrarias e contratempos que podem ser oferecidos à instalação como surtos na rede de alimentação, descargas atmosféricas, quedas abruptas de tensão, dentre outros.

Para estes casos existem dispositivos de proteção que visam guardar os equipamentos instalados e manter ou aumentar a vida útil dos mesmos, dispositivos estes que serão listados abaixo:

  • Disjuntores:

Os disjuntores são os dispositivos mais usados na proteção de um circuito, eles atuam na proteção contra curto circuitos nos circuito ao qual estão conectados evitando assim maiores danos as fiações e equipamentos contidos no circuito. O disjuntor deve ser bem dimensionado de forma a permitir a passagem de corrente ideal proveniente do consumo da iluminação para que em casos de sinistro ele possa identificar a quantidade elevada de corrente presente e ativar a ruptura imediata da alimentação.

[pic 5]

[pic 6]

  • Dispositivos de proteção contra sustos DPS:

O dispositivo de proteção contras surtos de tensão, oferece uma solução confiável para proteger luminárias instaladas contra um aumento de excessivo de tensão ocorrido por exemplo por conta de uma descarga atmosférica, o dispositivo suporta uma sobre tensão de até 10.000 Volts e uma corrente máxima de até 10.000 amperes, podendo variar entre fabricantes, dimensionamentos ou aplicação, desta forma podendo garantir a vida útil do driver ou reator. Para surtos mais prolongados o dispositivos conta também com fusíveis de acionamento térmico que irão se romper a determinada temperatura, evitando assim chamas e faíscas.

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

ILUMINAÇÃO INTERNA:

Na iluminação industrial o atendimento das normas vigentes são muito importantes. Da mesma forma seja para o melhor desempenho da tarefa, como aumento da produtividade, como facilidade para encontrar problemas de qualidade visuais ou mesmo por possíveis penalizações. Por isso as questões quantitativas e qualitativas foram incorporadas a norma regulamentadora NR17, especificada pela NHO11 (Norma de higiene ocupacional numero 11), atualizada OUT/18.

A NBR5413 estabelece os valores de iluminâncias médias mínimas em serviço para iluminação artificial em interiores, onde se realizem atividades de comércio, indústria, ensino, esporte e outras. Em consulta também às normas NBR 5382 - Verificação da iluminância de interiores - Método de ensaio e NBR 5461 - Iluminação – Terminologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com