TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DA NBR ISO 14001 EM EMPRESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS: ESTUDO MULTICASO

Por:   •  23/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Amazonas - UFAM[pic 1][pic 2]

Faculdade de Tecnologia - FT

Departamento de Engenharia de Produção

Gestão Ambiental

Norma ISO 14001

Aluno: Higo de Souza Rodrigues

Matrícula: 21852748

Artigo: A IMPLANTAÇÃO DA NBR ISO 14001 EM EMPRESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS: ESTUDO MULTICASO

Referência: SALES, Anne. A implantação da NBR ISO 14001 em empresas do Pólo Industrial de Manaus: estudo multicaso. São Paulo: ENEGEP, 2010.

A partir do novo modelo de produção em massa proposto por Henry Ford no início do século XX, as organizações vêm constantemente buscando por novas tecnologias com o objetivo de tornar seus processos produtivos cada vez mais competitivo. No entanto, as explorações de recursos naturais para o desenvolvimento dessas tecnologias trouxeram um enorme impacto para o meio ambiente. E foi com o objetivo de minimizar esses altos impactos no meio ambiente que foi criado uma norma para promover uma visão mais crítica sobre os impactos ambientais causados pelo crescimento das organizações e induzir o desenvolvimento sustentável dentro das empresas, essa norma é a NBR ISO 14001.

A norma ISO 14001, assim como todas as normas desenvolvidas pela ISO, é voluntária (ou seja, as empresas são facultadas a adotá-las na sua gestão, mas geralmente essa IS0 14001 trás consigo um status muito grande e por isso as empresas buscam a certificação principalmente para se manter competitiva no mercado) e fornece diretrizes para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental – SGA em organizações de qualquer segmento e/ou porte. Faz parte da chamada série ISO 14000 e é a única norma passível de certificação dentro desta série. Foi publicada experimentalmente em 1992 e sua primeira versão oficial foi publicada em 1996, trazendo requisitos para a prevenir e monitorar os processos de produção industrial de forma a fornecer ferramentas que ajudassem as organizações a gerenciarem os impactos ambientais de suas atividades. Em 2004, sofreu uma revisão trazendo modificação não-significativas que visaram melhor compatibilidade com a ISO 9001:2000, bem como garantir que os requisitos pudessem ser aplicados a organizações de qualquer tipo e porte.

Aluno: Chardeney de Oliveira Corrêa Júnior

Matrícula: 21854159

Artigo: A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO NA ISO 14001:2015 COMO FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTAL

Referência: RUTHS, Jullie Angles. BURATTO, Daniely Dall’Agnol Santin. A importância da certificação na ISO 14001:2015 como ferramenta de gestão ambiental. Ponta Grossa. CONBREPO, 2019

A busca pela qualidade de produtos e processos recentemente tem se atrelado cada vez mais com a preocupação das indústrias com a questão ambiental, visto que este fator pode influenciar diretamente na qualidade dos produtos e na visão do cliente final em relação à empresa. Nos últimos anos têm-se observado uma crescente preocupação com as questões ambientais por parte da população, e consequentemente as legislações ambientais cada vez mais rigorosas para as indústrias é viável que a imagem que seja passada é de que a empresa se preocupa com o meio ambiente.

Um dos principais focos desta norma é possível citar: a melhoria contínua do desempenho da empresa em relação ao meio ambiente e a política ambiental, também se tem o ciclo de vida do produto com importante papel sendo que na norma consta que as empresas devem levar em consideração todos os aspectos ambientais envolvidos desde a produção das matérias primas que estão envolvidas na produção de seus produtos até o destino final do seu produto após passar pelo consumidor.

A certificação garante a padronização das empresas e de seus processos e produtos, apresentem um diferencial perante a sociedade já que demonstram a preocupação no âmbito ambiental, além disso as empresas também passam a ter retornos benéficos em relação às suas ações como por exemplo: redução de desperdícios com matérias primas e recursos naturais, padronização dos processos, redução de custos, conformidades com as legislações ambientais, reduz os impactos ambientais que seus processos podem gerar.

Conforme citado no artigo, a certificação na ISO 14001 pode ser utilizada para demonstrar a preocupação das empresas com o meio ambiente e a sua preservação, além de trazer grandes benefícios para as empresas no quesito economia de recursos e corte de gastos desnecessários. Um exemplo de empresas grandes que implementam esta certificação é a Fiat empresa do setor automobilístico que em seu site deixa explícito a economia de recursos naturais desde que adotou a ISO 14001 no seu processo de gestão ambiental, onde houve uma redução do gasto de energia por veículo produzido foi de 55%%, a redução do consumo de água foi de 68%, e a redução na geração de resíduos sólidos foi de 51% esses valores têm como referência a economia de 1994 a 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com